Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com cartazes e apitos, protesto leva 80 à Câmara de Ribeirão

Vereadores paralisaram a sessão quando o grupo chegou à Casa

DE RIBEIRÃO PRETO

Cerca de 80 manifestantes estiveram ontem na Câmara de Ribeirão Preto para protestar contra o reajuste de 39,8% no subsídio dos vereadores e contra o aumento de cadeiras no Legislativo de 20 para 27 a partir de 2013.

O protesto foi organizado pela internet, no Facebook. O total de participantes ficou abaixo das 400 pessoas que confirmaram presença pela rede até a tarde de ontem.

Por conta do protesto, 15 guardas municipais reforçaram a segurança no plenário da Câmara de Ribeirão.

Os manifestantes chegaram ao local por volta das 19h, e a sessão, que já estava em andamento, foi suspensa. Eles portavam cartazes e apitos, mas foram impedidos de entrar com panelas.

Enquanto a sessão estava interrompida, por diversas vezes os manifestantes gritaram, chamando os vereadores de "covardes".

Após cerca de 40 minutos, os vereadores voltaram ao plenário sob vaias.

Segundo o turismólogo Caio Amaral, 23, um dos organizadores do protesto, a intenção é que os vereadores assumam o compromisso de não levar adiante o aumento dos próprios salários.

Aprovado na última quinta-feira, o reajuste elevou os subsídios dos atuais R$ 9.288,04 para R$ 12.991.

"Caso isso [aumento do salário dos vereadores] ocorra, a decisão irá refletir nas eleições", disse o sociólogo José Elias Domingos, 29, outro organizador do manifesto.

CADEIRAS

Já no caso do número de vereadores para a próxima legislatura, o aumento de 20 para 27 ocorreu em dezembro do ano passado, o que deflagrou uma campanha contrária liderada por entidades como Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Ontem à noite, a Câmara ficou lotada porque além dos manifestantes havia servidores interessados na votação do Plano de Carreira e de reajustes salariais.

Até o fechamento desta edição, a sessão ainda não havia terminado. Os manifestantes prometiam um panelaço após o encerramento.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.