Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Festas criam sistemas para barrar penetras

Contra a entrada de invasores, organizadores de eventos ampliam medidas para controlar o acesso aos locais

Ações adotadas em Ribeirão, cidade com fama festeira, incluem 'tatuagens' e filmagens em tempo real

GABRIELA YAMADA
DE RIBEIRÃO PRETO

Eles conseguem driblar seguranças e entrar em festas controladas por equipes profissionais. Além de beberem e comerem de graça, dançam com a aniversariante e chegam até a dar presentes ao dono do evento.

Cansadas de verem o número de penetras aumentar, organizadoras de festas em Ribeirão Preto, cidade conhecida por realizar dezenas de eventos todos os anos, criaram sistemas de segurança para barrar essas pessoas.

Pulseiras personalizadas, uma espécie de tatuagem individual, não permanente, e até a filmagem em tempo real de convidados que chegam aos locais sem convites são algumas das práticas adotadas.

Os organizadores de eventos e cerimonialistas ouvidos pela Folha afirmam que o maior problema está mesmo em festas de debutantes.

Para barrar os invasores, o convite individual já não é tão eficaz. Por isso, pede-se ainda crachá e até convites impressos em um sistema com iniciais em relevo, o mesmo usado para shows.

Diego, 21, que preferiu não ter o nome inteiro divulgado, diz que já foi a diversas festas sem ter sido convidado. "Em aniversário tem que colocar terno e levar presente."

AVENTURA DO 'INVASOR'

Outro penetra, que também não quis ser identificado, é mais ousado e conta que suas "aventuras" valem a pena desde que realizadas "na maior cara de pau possível".

"Tem que cumprimentar o pai da aniversariante, dançar com ela e até escrever no livro de recados."

Apesar das ações do penetras, as empresas dizem que os sistemas têm funcionado.

Uma delas garante que uma grande festa de aniversário de 15 anos, na qual a Banda Eva foi contratada, ocorreu sem nenhum penetra. Segundo a empresa, foram 600 convidados.

A cerimonialista Ana Maria Boz afirmou que sua equipe já identificou um adolescente, de 15 anos, que tenta entrar em todas as festas de debutantes possíveis.

TÁTICAS DESGASTADAS

"É engraçado porque, quando ele vê que sou eu quem está organizando, ele diz: 'Tia, não vou conseguir entrar, né?'", afirmou.

E para tentar burlar a segurança vale de tudo: de dizer que esqueceu a pulseira em casa a até entrar pelo porta-malas do carro, afirma ela.

O costume de usar abadá como convite também tem gerado reforço na segurança. "Uma vez uma garota rasgou o abadá ao meio, customizou e entregou a outra metade ao namorado. Nenhum deles entrou", disse Ana Maria.

Segundo a cerimonialista Adriana Coselli, os penetras também tentam entrar em eventos com famosos. Foi o caso da vinda do ator Zac Efron para a inauguração de uma loja, em fevereiro.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.