Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Queima pode atingir 12 mil Ibirapueras

Setor sucroenergético pede autorização para queimar 1,951 milhão de hectares de canaviais no Estado de São Paulo

Área é superior aos 1,67 milhão de hectares queimados na safra anterior, mas menor ao solicitado em 2011

DE RIBEIRÃO PRETO

O setor canavieiro pretende queimar na safra 2012/2013 um total de 1,951 milhão de hectares de canaviais paulistas. A área é equivalente a 12.317 parques Ibirapuera ou 2,3 milhões de campos de futebol com as mesmas dimensões do Maracanã.

A previsão está nos pedidos de autorização para colheita e queima que os canavieiros enviam à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

A área total solicitada para queima é 16,8% superior aos 1,67 milhão de hectares efetivamente queimados na safra anterior, mas inferior ao solicitado no ano passado -2,3 milhões de hectares.

De acordo com a secretaria, a tendência é que as queimadas continuem diminuindo em território paulista.

Isso porque, segundo a pasta, desde que o Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético foi assinado, em 2006, o total de canaviais queimados tem reduzido, ficando abaixo, inclusive, das previsões do próprio setor.

"Os pedidos dos produtores [para queima] levam em conta sempre uma gordura, um excesso", disse o diretor de Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo, Ricardo Viegas.

Ainda segundo ele, por conhecer essa margem extra nos pedidos do setor, o governo tem autorizado uma área total de queima sempre menor do que aquela que é solicitada pelos canavieiros.

Esse "corte", disse Viegas, ocorre dentro dos parâmetros do protocolo agroambiental. "A boa notícia, nesse caso, é que os produtores ainda acabam queimando menos do que é autorizado", disse.

Diante dessa rotina que o setor sucroalcooleiro e a Secretaria do Meio Ambiente estabeleceram para redução das queimadas no Estado, Viegas disse acreditar que, ao final desta safra, o total da área colhida com uso de fogo será inferior aos 1,67 milhão de hectares efetivamente incendiados do ano passado.

MECANIZAÇÃO

Com a redução das queimadas, a colheita mecanizada de cana-de-açúcar atingiu 65,2% de toda área colhida no Estado de São Paulo (cerca de 4,8 milhões de hectares) na safra 2011/2012, segundo relatório apresentado no final do mês passado pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas. (AC)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.