Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com Dárcy, PMDB vê disputa 'polarizada'

Presidente estadual do partido, Baleia Rossi afirma não acreditar em 'grandes surpresas' nas eleições em outubro

Novato em disputas eleitorais, o juiz aposentado João Gandini diz ser natural a polarização inicial

ARARIPE CASTILHO
RIBEIRÃO PRETO

O deputado estadual Baleia Rossi, presidente do PMDB-SP e aliado de Dárcy Vera (PSD), afirma que a disputa à Prefeitura de Ribeirão Preto será polarizada entre a prefeita e o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB).

O PMDB é o principal aliado do governo, com a maior bancada aliada na Câmara -três cadeiras, atrás apenas do próprio PSD- e o vice-prefeito Marinho Sampaio.

Mesmo diante de cobranças internas para lançar candidato próprio nas eleições deste ano, Baleia decidiu manter o apoio a Dárcy.

Na prática, isso significa emprestar à candidatura da prefeita toda a estrutura política do PMDB, que é o maior partido da cidade em filiados -cerca de 7.000.

Questionado sobre o potencial dos demais candidatos ao Executivo (veja quadro nesta página), Baleia disse não acreditar em "grandes surpresas" e já cogita possíveis alianças em um eventual segundo turno.

"Quem se colocar frontalmente contra o PSDB nessa disputa polarizada pode eventualmente ser um aliado nosso se houver segundo turno", afirmou o deputado.

Já o tucano Duarte Nogueira disse acreditar que Baleia pode ter pesquisas de opinião que apontam a suposta polarização entre ele e a prefeita na eleição municipal.

Neste ano, nenhuma pesquisa eleitoral foi divulgada ainda na cidade e, pela legislação em vigor, todo levantamento sobre intenção de voto tem de ser registrado em cartório eleitoral.

"Eu não fiz pesquisas ainda, mas a última a que tive acesso, em dezembro, indicava essa competição [entre o PSDB e o PSD]", disse.

Apesar disso, Nogueira afirmou acreditar que ainda é cedo para identificar se a campanha será polarizada e entre quais candidatos. "Os nomes ainda não estão todos confirmados, então, não se pode saber."

'NATURAL'

Mesmo tendo sido deixado de lado na análise do peemedebista para o primeiro turno da eleição municipal, o juiz aposentado João Gandini, pré-candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto pelo PT, demonstrou naturalidade ao comentar o assunto.

"Acho natural que nomes mais conhecidos na cidade possam vir a polarizar a disputa inicialmente. Isso não significa que eu e os outros candidatos que também merecem respeito não tenhamos chances reais", disse.

Para o petista, os cargos de deputado federal e prefeita e o tempo de política dão, respectivamente, a Nogueira e Dárcy mais notoriedade. Ele cita ainda o ex-deputado federal Fernando Chiarelli (PT do B), que já disputou eleição para prefeito.

Na opinião de Gandini, não é impossível que os demais pré-concorrentes se tornem amplamente conhecidos da população e obtenham resultados em outubro.

Também anunciaram suas pré-candidaturas até agora Gilbeto Abreu (PV), Corauci Sobrinho (PSB) e Gilberto Maggioni (PTB).

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.