Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Deputados cobram Estado para restauro de obras de Portinari

DARIO DE NEGREIROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

A Assembleia Legislativa de São Paulo quer que o governo do Estado viabilize a restauração de obras do pintor Candido Portinari (1903-62) em Batatais.

Em fevereiro, a Folha revelou a existência de um impasse entre o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Prefeitura de Batatais e a Arquidiocese de Ribeirão Preto para o restauro das 21 obras do pintor, expostas na igreja Senhor Bom Jesus da Cana Verde.

Em um ofício aprovado na última quarta-feira, a comissão de educação e cultura da Assembleia Legislativa cobrou "empenho" do governo para a recuperação das obras.

Segundo o deputado Edinho Silva (PT), que afirmou ter baseado seu pedido na reportagem publicada pela Folha, a ideia é que a Secretaria de Cultura funcione como um intermediador entre os órgãos em conflito.

De acordo com o leiloeiro James Lisboa, o valor de mercado deste acervo pode chegar a R$ 139 milhões.

IMPASSE

As obras têm um projeto de restauro pronto há três anos.

Entretanto, o Iphan afirma que só vai autorizar o restauro das obras se a paróquia passar por reforma para acabar com problemas que estão deteriorando as pinturas, como infiltrações, umidade e excesso de luminosidade.

Nem a Igreja Católica nem a prefeitura dizem ter recursos para essa reforma.

Uma possível solução, defendida pela igreja e pela prefeitura, é a transferência das obras para o salão nobre da paróquia, que poderia receber tratamento térmico e controle de luz e umidade.

A ideia, no entanto, desagrada tanto o Iphan quanto João Candido Portinari, filho do artista plástico e diretor do Projeto Portinari.

Ambos consideram que, por ter sido concebido para compor o ambiente da igreja, o acervo seria descaracterizado com a transferência.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.