Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Unesp abre mestrado em educação sexual

Curso, o primeiro do país, será oferecido no campus de Araraquara a partir de 2013

DE RIBEIRÃO PRETO

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) vai iniciar no ano que vem o primeiro mestrado em educação sexual do Brasil. O curso será oferecido no campus de Araraquara e a primeira turma deve ter 20 vagas, segundo a instituição.

Entre os objetivos do mestrado está o desenvolvimento de pesquisas e métodos para se abordar os temas relacionados à sexualidade, como, por exemplo, as doenças sexualmente transmissíveis, violência sexual, homofobia e a gravidez na adolescência, segundo o coordenador do curso, professor Paulo Rennes Ribeiro, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp.

Ele destaca que a missão do novo mestrado é formar profissionais qualificados, principalmente nas áreas de saúde e educação, para realizar essas abordagens.

Segundo Ribeiro, essas duas áreas são as que mais demandam um tratamento especializado. "Qual é a maneira correta de se falar de sexualidade com um adolescente?", questionou o professor.

Em breve, de acordo com ele, deve ser divulgado o edital de concorrência para os interessados em cursar o mestrado. Será um processo de seleção público, disse.

O novo curso terá, em seu corpo docente fixo, 12 especialistas da Unesp, além de uma professora da USP (Universidade de São Paulo) e outra da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Quatro docentes estrangeiros -três de Portugal e um da Espanha- devem participar periodicamente das atividades como visitantes.

O mestrado terá duração de dois anos e será de modalidade profissional, diferente do mestrado acadêmico, voltado à pesquisa. Mesmo assim, disse Ribeiro, vai exigir apresentação de trabalho de conclusão. As aulas devem ter início no primeiro semestre do ano que vem.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.