Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Revitalização inclui praça que relembra barão do café

Projeto de recuperação do centro vai chegar à praça Francisco Schimidt

Expectativa é que a obra seja custeada como contrapartida por construção de shopping em prédio histórico

RICHARD SELESTRINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Como parte do plano de revitalização do centro, a Prefeitura de Ribeirão Preto pretende restaurar a praça Francisco Schimidt, localizada perto do terminal rodoviário, na região da Baixada.

A praça homenageia o fazendeiro que foi um dos barões do café de Ribeirão e marcou história na cidade.

O projeto poderá ser cus-teado por meio de uma espécie de parceria público-privada, como contrapartida da liberação para a construção de um shopping no antigo prédio da fábrica da Antártica.

O prédio localizado na Vila Tibério pertencia à cervejaria Femsa e foi adquirido em 2009 pela União de Investidores de Ribeirão Preto. O projeto do shopping no prédio histórico está em análise no Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio do Município de Ribeirão).

De acordo com a secretária da Cultura, Adriana Silva, os responsáveis pelo empreendimento sinalizaram que devem assumir o custeio da reforma da praça. Os valores ainda serão levantados.

O projeto está sendo elaborado por um grupo de estudantes do escritório modelo de arquitetura do Unsieb-COC.

Segundo a coordenadora Marcela Cury Petenusci, o projeto pretende remodelar o local, o que inclui alteração de parte do traçado.

Estão previstos novos espaços para uso comum e de convivência comunitária, além de um local para quem fica à espera de atendimento na UBDS (Unidade Básica de Saúde) Central, que fica bem ao lado da praça.

O conjunto paisagístico será restaurado. Segundo Marcela, o projeto está sendo desenhado por alunos do curso de arquitetura e deve ficar pronto até o fim do mês, para as comemorações do aniversário de Ribeirão Preto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.