Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Enferrujada, maria-fumaça centenária exposta em Ribeirão deve ser restaurada

DE RIBEIRÃO PRETO

A maria-fumaça Phantom, instalada na praça Francisco Schimidt, ao lado da UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Central de Ribeirão Preto, deverá passar por um processo de restauração estimado em R$ 300 mil.

Exposta sobre 30 metros de trilhos, a locomotiva de 1912 pertenceu à Usina Amalia e foi doada a Ribeirão pelas Indústrias Matarazzo.

O exemplar é um dos três remanescentes da fabricante alemã Borsig existentes atualmente no Brasil -as outras duas estão em Itapetininga e Jaguariúna. A de Ribeirão preserva a inscrição "US. Amalia" nas laterais.

Instalada na praça para exposição à população na década de 1970, a locomotiva está enferrujada e teve peças de cobre, ferro e aço furtadas.

O local se transformou em abrigo para moradores de rua e usuários de drogas. Dentro da locomotiva é possível encontrar restos de comida, roupas sujas, bitucas de cigarros, garrafas de bebida alcoólica e até preservativos usados.

De acordo com a prefeita Dárcy Vera (PSD), o projeto de restauração da estrutura é do ProAc (Programa de Ação Cultural) e está em fase final de tramitação na Secretaria de Estado da Cultura como parte do ICMS Cultural, que prevê a destinação de impostos a projetos culturais.

Segundo a Secretaria da Cultura, o projeto prevê que, inicialmente, a locomotiva seja recuperada. Depois, ela deverá ser removida para a praça ao lado.

Adriana Silva, secretária da Cultura de Ribeirão, diz que há planos para que a locomotiva seja colocada em funcionamento. No entanto, não há previsão de data.

(GABRIELA YAMADA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.