Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ampliação dos Legislativos divide opinião de estudiosos

DE RIBEIRÃO PRETO

O aumento do número de vereadores nas Câmaras da região divide a opinião de especialistas ouvidos.

Para Humberto Dantas, cientista político do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), o aumento de vereadores significa maior representatividade e independência aos parlamentares.

Segundo ele, é preciso analisar que tipo de relação mantém o empresariado dos municípios que exigem a diminuição de cadeiras e a Câmara. "Não podemos acusar o empresariado de ser a parte ruim da história. Mas do ponto de vista legítimo, a eficiência do setor público é diferente da eficiência dentro das empresas", afirmou.

Para Dantas, o fato de uma população lamentar o aumento de cadeiras pode significar que existe uma percepção errada do Legislativo.

Já o cientista político e professor universitário René Bernardes de Souza Júnior não concorda com o aumento de cadeiras que vem ocorrendo nas Casas municipais.

"A Câmara não cumpre o seu papel fiscalizador das prefeituras. No geral, as Câmaras servem como escritório de despacho do prefeito", afirmou ele, para quem a relação entre os parlamentares e os prefeitos é baseada em "troca de favores".

Ainda de acordo com ele, que, os vereadores, no geral, também não cumprem seu papel de representantes da população dos municípios.

"Se os vereadores estivessem em contato com as comunidades de suas cidades, saberiam, de fato, seus interesses e anseios", afirmou o cientista político.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.