Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bebedouro terá 11 e não mais 15 vereadores

Cidade é a quarta da região de Ribeirão que cede à pressão popular e decide reduzir número de vagas no Legislativo

Movimento coletou 3.200 assinaturas, mas documento não precisou ser entregue para se chegar a acordo

JOÃO ALBERTO PEDRINI
ENVIADO ESPECIAL A BEBEDOURO

A Câmara de Bebedouro anunciou ontem que, em vez de contar com 15 vereadores a partir de 2013 -como o próprio Legislativo havia aprovado anteriormente-, terá 11.

É a quarta cidade da região que, após pressão popular, desiste de ampliar a Câmara.

Em Bebedouro, a mudança de postura foi motivada pelo movimento Bebedouro é 10, criado em novembro de 2011, liderado pela Aciab (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Bebedouro) e apoiado pela Igreja Católica, entre outras entidades.

O movimento coletou cerca de 3.200 assinaturas.

Segundo o presidente da Aciab, Mário Gomes de Oliveira Júnior, o documento integraria um projeto de iniciativa popular que seria protocolado na Câmara para o aumento de vagas, mas não foi preciso. Vereadores e o movimento chegaram ao consenso de 11 vereadores.

"Acho que os vereadores ajudaram a recuperar a imagem do Legislativo, respeitando a opinião pública", afirmou Oliveira Júnior.

Outro integrante do grupo, o engenheiro e empresário Guido Poletto Neto disse que a decisão da Casa mostra que ainda pode haver "esperança na política". "Vamos servir como um elo entre população e Câmara."

O presidente do Legislativo, Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, afirmou que espera agora mais atuação dos moradores da cidade. "Quanto maior a participação popular, melhor. Gostaria que o movimento continuasse com esse trabalho."

A proposta de emenda que fixa os 11 vereadores entra em regime de votação em caráter de urgência já na próxima segunda-feira.

A aprovação acontecerá em dois turnos, com um intervalo de dez dias. Assim, a decisão deve ser oficializada em 11 de junho.

Além de Bebedouro, Franca, no fim do ano passado, e Ribeirão e Jaboticabal, neste ano, também recuaram da decisão de ampliar o número de vereadores.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.