Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ribeirão intensifica casamento comunitário

Em ano eleitoral, governo da prefeita Dárcy fará o dobro de eventos no 2º semestre em relação a períodos anteriores

No último final de semana, 17 casais foram beneficiados; prefeitura nega motivação eleitoral

Mateus ZF/Divulgação
Casamento comunitário realizado no sábado em cartório da região central de Ribeirão
Casamento comunitário realizado no sábado em cartório da região central de Ribeirão

WOLFGANG PISTORI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO

Em ano eleitoral, o governo da prefeita Dárcy Vera (PSD), provável candidata à reeleição, intensificou a realização de casamentos comunitários -cerimônias organizadas pela administração e destinadas a casais com baixo poder aquisitivo.

O segundo semestre deste ano terá o dobro de casamentos comunitários em relação aos mesmos períodos dos três primeiros anos de governo Dárcy -serão 14 eventos agora contra sete nos semestres anteriores.

Uma das bandeiras de Dárcy, os casamentos comunitários são organizados por ela desde a época que a prefeita era vereadora.

Na administração municipal, essas cerimônias já atenderam 1.500 casais desde 2009. Outras 300 uniões devem ser realizadas até dezembro. A média é de 40 por mês. No último final de semana, foram 17 novos casais.

A prefeitura informou que não tem custos para a realização das cerimônias, mas negou interesse eleitoral na intensificação dos eventos (leia texto nesta página).

Para os casais, os casamentos organizados pela administração representam economia, pois nas cerimônias organizadas pela prefeitura o custo é de R$ 50 -valor da documentação.

Caso a cerimônia seja feita diretamente nos cartórios, cada casal pagaria R$ 320.

Podem participar do casamento comunitário os casais que somarem uma renda de até dois salários mínimos.

Os casamentos são realizados no 1º, 2º e 3º cartórios da cidade sempre às sextas-feiras e sábados, em datas pré-agendadas pela Secretaria de Assistência Social.

Três a cada quatro casais formados nas uniões comunitárias já moram juntos ou têm filho, segundo a secretária titular da pasta, Maria Sodré.

"Essas pessoas aproveitam as cerimônias comunitárias para oficializar a união que, geralmente já existe", disse.

'COMEMORAÇÃO'

A secretária comemorou o aumento de cerimônias e disse que a prefeitura tem organizado melhor a distribuição dos casamentos, fazendo com que haja uma quantidade menor de uniões por vez.

"Podemos fazer as coisas com calma e tanto os profissionais do cartório quanto os noivos não ficam sobrecarregados", afirmou Sodré, referindo-se a eventuais atrasos.

Segundo ela, um acordo entre prefeitura e cartórios fez com que as taxas de praxe fossem extintas.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.