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Sem obra aprovada, prefeitura 'anuncia' 5º shopping de Ribeirão Buriti Shopping tem previsão para começar a operar em 2014 na região central da cidade Grupo de investidores e prefeitura dizem que vão discutir impactos no trânsito local num 'segundo momento' WOLFGANG PISTORICOLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO Sem ainda ter aprovado o projeto para a construção do Buriti Shopping, a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou ontem o empreendimento bancado pela iniciativa privada que deve impactar o trânsito da região central. O shopping, previsto para ser inaugurado em 2014, vai consumir investimento de R$ 300 milhões de quatro grupos empresariais e gerar 3.000 empregos diretos. O plano do empreendimento prevê ainda 2.000 vagas de estacionamento e pelo menos 200 lojas no local. O trânsito na região -principalmente próximo à rotatória Amin Calil- já está complicado, segundo especialistas. Logo após o anúncio de ontem, a prefeita Dárcy Vera, provável candidata à reeleição, foi questionada sobre a existência de um plano de impacto que o shopping trará ao trânsito local, mas desconversou sobre o assunto. Segundo o Comur (Conselho Municipal de Urbanismo) de Ribeirão, tal empreendimento só deveria ser anunciado caso já tivesse sido aprovado pela prefeitura. "Esse seria o procedimento normal", afirmou Flávio Freire, conselheiro do órgão. Mais tarde, a assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que o projeto de construção do shopping ainda não foi aprovado pela Secretaria de Planejamento. "Uma solução para o trânsito no entorno do empreendimento deve ser apresentado antes da aprovação [da prefeitura]", afirmou Freire. Marcos Romiti, representante da Nassau Empreendimentos -um dos investidores do shopping-, afirmou, porém, que essa questão do impacto no trânsito será discutida só num segundo momento. Ele frisou, por outro lado, que o shopping não inflará o trânsito local em horários de pico. "O shopping abrirá às 10h e fechará às 22h", afirmou. A prefeitura diz que vai estudar soluções para área. Se o projeto ser aprovado pela prefeitura, o Buriti Shopping começa a ser construído no segundo semestre. O fluxo entre a via Norte e a avenida Fábio Barreto -rua que começa na Jerônimo Gonçalves, onde estará o Buritti- concentra grande volume de trânsito de moradores da zona norte que saem de lá para trabalhar no centro. VOLUME MAIOR Em dias atípicos, o volume de carros chega a aumentar 20% na área, fato ocorrido principalmente em dias chuvosos e visto no mês passado, quando os motoristas de ônibus entraram em greve. Segundo o Denatran, a frota de veículos de Ribeirão cresce em média 8% ao ano. O especialista em trânsito e professor da USP Coca Ferraz diz que a região deve suportar, no máximo, mais dois anos sem um viaduto. O shopping Buritti será o quinto da cidade -contando o Iguatemi, em construção. Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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