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Sem obra aprovada, prefeitura 'anuncia' 5º shopping de Ribeirão

Buriti Shopping tem previsão para começar a operar em 2014 na região central da cidade

Grupo de investidores e prefeitura dizem que vão discutir impactos no trânsito local num 'segundo momento'

WOLFGANG PISTORI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO

Sem ainda ter aprovado o projeto para a construção do Buriti Shopping, a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou ontem o empreendimento bancado pela iniciativa privada que deve impactar o trânsito da região central.

O shopping, previsto para ser inaugurado em 2014, vai consumir investimento de R$ 300 milhões de quatro grupos empresariais e gerar 3.000 empregos diretos. O plano do empreendimento prevê ainda 2.000 vagas de estacionamento e pelo menos 200 lojas no local.

O trânsito na região -principalmente próximo à rotatória Amin Calil- já está complicado, segundo especialistas. Logo após o anúncio de ontem, a prefeita Dárcy Vera, provável candidata à reeleição, foi questionada sobre a existência de um plano de impacto que o shopping trará ao trânsito local, mas desconversou sobre o assunto.

Segundo o Comur (Conselho Municipal de Urbanismo) de Ribeirão, tal empreendimento só deveria ser anunciado caso já tivesse sido aprovado pela prefeitura. "Esse seria o procedimento normal", afirmou Flávio Freire, conselheiro do órgão.

Mais tarde, a assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que o projeto de construção do shopping ainda não foi aprovado pela Secretaria de Planejamento.

"Uma solução para o trânsito no entorno do empreendimento deve ser apresentado antes da aprovação [da prefeitura]", afirmou Freire.

Marcos Romiti, representante da Nassau Empreendimentos -um dos investidores do shopping-, afirmou, porém, que essa questão do impacto no trânsito será discutida só num segundo momento. Ele frisou, por outro lado, que o shopping não inflará o trânsito local em horários de pico. "O shopping abrirá às 10h e fechará às 22h", afirmou. A prefeitura diz que vai estudar soluções para área.

Se o projeto ser aprovado pela prefeitura, o Buriti Shopping começa a ser construído no segundo semestre.

O fluxo entre a via Norte e a avenida Fábio Barreto -rua que começa na Jerônimo Gonçalves, onde estará o Buritti- concentra grande volume de trânsito de moradores da zona norte que saem de lá para trabalhar no centro.

VOLUME MAIOR

Em dias atípicos, o volume de carros chega a aumentar 20% na área, fato ocorrido principalmente em dias chuvosos e visto no mês passado, quando os motoristas de ônibus entraram em greve.

Segundo o Denatran, a frota de veículos de Ribeirão cresce em média 8% ao ano.

O especialista em trânsito e professor da USP Coca Ferraz diz que a região deve suportar, no máximo, mais dois anos sem um viaduto.

O shopping Buritti será o quinto da cidade -contando o Iguatemi, em construção.

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