Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Araraquara quer colocar chips em cães e gatos

Medida, porém, valerá só no próximo governo

DE RIBEIRÃO PRETO

A Prefeitura de Araraquara vai encaminhar um projeto de lei à Câmara para propor a colocação de chips em todos os cães e gatos domésticos da cidade.

Se aprovada, porém, a medida vai vigorar em 2013, no próximo governo. A proposta foi apresentada ontem na Câmara, durante debate após críticas de ONGs ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Não há uma estimativa precisa, mas cogita-se que há pelo menos 60 mil animais no município, segundo a Secretaria do Meio Ambiente.

Após as críticas de falta de estrutura no CCZ, o município alugou na última sexta-feira quatro baias particulares, para até 50 animais. Foram transferidos para lá 34 dos cerca de 50 cães que antes estavam no CCZ.

Para ONGs como a Aapa e a SOS Melhor Amigo, falta melhor estrutura no CCZ - as entidades afirmam que flagraram cães no chão frio, sem sequer jornal, em dia chuvoso. Segundo elas, sete cachorros morreram de frio no local - a prefeitura nega.

As ONGs iniciaram um petição na internet, que ontem já reunia 8.800 nomes, por mudanças na gestão.

O custo do aluguel das baias é de R$ 2.000 por mês. Em dois meses, será construído um abrigo próprio.

O CCZ é alvo de queixas desde março, quando um cão beagle foi morto por eutanásia por estar com sarna.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.