Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Apenas 9% dos candidatos são mulheres

DE RIBEIRÃO PRETO

As eleições deste ano serão disputadas por 253 candidatos a prefeito nas 89 cidades da região de Ribeirão. Desse total, apenas 23 mulheres (9%) estão na disputa.

Maria do Socorro Braga, cientista política da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) diz que, geralmente, se interessam por política mulheres com militância em entidades sociais ou que tenham ingressado na atividade por intermédio da família.

É o caso da prefeita de Monte Alto, Sílvia Aparecida Meira (PTB), que busca a reeleição na campanha atual.

"Me apaixonei pela política quando fui presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama. Adorei. Mas acho que as mulheres não se aventuram nesse meio principalmente por impedimento da família, que tenta protegê-las", diz ela.

Prefeita de São Joaquim da Barra há quase oito anos, Maria Helena Borges Vannuchi (PT) conta que entrou na política por causa do marido e que incentiva outras mulheres a fazer o mesmo.

"É uma pena não termos candidatas, porque a mulher tem um olhar diferente, de mãe, de protetora. Isso pode ser um diferencial."

A professora Rachel Meneguello, do Departamento de Ciência Política da Unicamp, atribui a desigualdade entre homens e mulheres à "difícil compatibilização das atividades da política com a vida privada, ou mais especificamente, a família e o casamento".

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.