Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Geada e recorde de frio atingem a região

Pradópolis tem o dia mais gelado do ano; em Ribeirão, menor temperatura detectada no aeroporto foi de 6ºC

Já em Franca, houve registro de geada; com baixas temperaturas, cresceu procura por abrigos municipais

Divaldo Moreira/Folhapress
Homem caminha próximo a área com geada na avenida São Vicente, em Franca; termômetro chegou a 7,1ºC na cidade
Homem caminha próximo a área com geada na avenida São Vicente, em Franca; termômetro chegou a 7,1ºC na cidade

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Conhecida como uma região acostumada ao calor, algumas cidades do nordeste paulista registraram ontem a madrugada mais fria do ano. Em Franca, houve geada.

Os recordes de frio do ano foram detectado em Pradópolis, Ibitinga e São Carlos, de acordo com a estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em Pradópolis, os termômetros chegaram a marcar 2,8ºC às 5h de ontem.

Lá, antes disso, o dia mais frio do ano havia sido registrado no último sábado, quando a temperatura da cidade chegou a 3,5ºC.

Ibitinga e São Carlos tiveram ontem temperaturas de 4,5ºC e 5,3ºC, respectivamente -as menores das cidades neste ano, segundo o Inmet.

Próxima a Pradópolis, a cidade de Ribeirão Preto também viveu uma madrugada gelada.

No aeroporto Leite Lopes, a menor temperatura registrada foi de 6ºC entre 5h e 7h.

No último sábado, a estação da Cetesb (companhia ambiental do Estado de São Paulo) em Ribeirão havia cravado mínima de 10,3ºC.

Além de Ribeirão, o frio também chegou em Franca. Em alguns pontos na cidade, houve registro de geada.

A estação do Inmet no município cravou uma temperatura mínima de 7,1ºC. A geada preocupa os agricultores, principalmente os produtores de café das cidades próximas a Franca.

A Cocapec, cooperativa de café de Franca, porém, disse não ter recebido notícias de agricultores dizendo que geadas afetaram a lavoura.

MORADORES DE RUA

Por conta do frio, a procura pelos albergues que oferecem refúgio tem aumentado.

O Cetrem, abrigo municipal de Ribeirão, recebe normalmente um média de cem pessoas para passar a noite, segundo a coordenadora do órgão, Cleide Mantovani.

Nos últimos 15 dias, a procura passou para 130 pessoas, a maior parte moradores de rua e recém-chegados à cidade. O abrigo tem capacidade para 150 pessoas.

Segundo a coordenadora, não houve nenhuma recusa de vaga para quem buscou abrigo. Ao contrário: equipes do Cetrem têm saído à noite para convencer moradores de rua a passar a noite no abrigo público, longe das ruas.

Apesar do frio dos últimos dias, a previsão do Inmet é de que os dias fiquem mais quentes a partir do próximo final de semana.

O frio desta semana, segundo a meteorologista Neide de Oliveira, é resultado de uma massa de ar frio que atua sobre o Estado de São Paulo desde segunda-feira.

Segundo Oliveira, a massa fria de ar deve se dissipar nos próximos dias.

Hoje, a madrugada ainda deve ser fria, com mínima de 5ºC. A partir de amanhã, a temperatura varia entre 10ºC e 28ºC. É partir de domingo que o clima volta a esquentar, com máxima de até 32ºC.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.