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Atuais prefeitos terão até 13 minutos na TV

Espaço equivale a quase 50% do tempo do programa eleitoral; megacoligações permitiram maior visibilidade

Em Franca, onde o prefeito Sidnei Rocha (PSDB) não disputa a eleição, há equilíbrio entre as coligações

GABRIELA YAMADA
DE RIBEIRÃO PRETO

Disputando a reeleição, prefeitos de três das quatro maiores cidades da região de Ribeirão formaram coligações que permitem quase a metade do tempo de TV e rádio a cada um durante a propaganda eleitoral gratuita.

O cálculo foi feito pelo Eleitoral Brasil, mantido pela advogada Katherine Schreiner, presidente do Instituto Catarinense de Direito Eleitoral. A divisão oficial de tempo será divulgada pela Justiça Eleitoral em 12 de agosto.

A prefeita Dárcy Vera (PSD), de Ribeirão, terá mais de 13 minutos -dos 30 minutos de cada programa eleitoral- para expor seu plano de governo, enquanto os cinco demais candidatos terão entre um e cinco minutos.

A aliança feita com 16 partidos -entre eles o antigo rival PC do B- permitiu a maior exposição da prefeita.

Já em Araraquara, o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), que conta com 13 partidos em sua coligação, terá 12 minutos de propaganda.

José Antônio Spera, coordenador da campanha de Barbieri, disse que a grande coligação não foi formada com o objetivo de ganhar mais tempo de TV e rádio.

Segundo ele, o programa explorará ações desenvolvidas desde o início da gestão.

Também tentando a reeleição, Oswaldo Barba (PT), de São Carlos, terá cerca de 13 minutos -dez partidos o apoiam. "As alianças se pautaram pela afinidade de um projeto político para administrar a cidade", informou Barba, por meio da sua assessoria.

As propagandas estão em fase inicial de produção.

O advogado Jorge Sanchez, presidente da Amarribo Brasil, afirmou que o candidato que ocupa o cargo no Executivo tem mais facilidades para fazer coligações maiores, o que explica as megacoligações nas cidades da região.

"A tendência é que os partidos se interessem por quem está no poder", afirmou Sanchez, para quem a propaganda em TV e rádio é o requisito que pode definir a eleição.

"Para a democracia, o correto seria que todos os partidos tivessem o mesmo tempo", disse.

Em Franca, onde o prefeito Sidnei Rocha (PSDB) não concorre -está em seu segundo mandato-, o tempo de propaganda está equilibrado entre os candidatos.

O tucano Alexandre Ferreira e Marco Aurélio Ubiali (PSB) terão cerca de sete minutos cada um, com poucos segundos de diferença.

Para tentar vencer a disputa eleitoral, a campanha do PSDB deverá associar a imagem do atual prefeito, o que foi feito pelo governo nos últimos oito anos.

Já Ubiali deverá ter explorada a sua carreira de médico e a origem pobre, ambas associadas ao trabalho desenvolvido em Brasília, enquanto ocupou o cargo de deputado federal.

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