Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após morte de bezerro, rodeio veta bulldog

Festa do Peão de Americana cancela disputa; Barretos, que começa em 18 dias, diz não saber se terá prova polêmica

Entidade mantida por organizadores da festa em Barretos diz que não é possível garantir que não haverá riscos

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Ao menos uma das principais festas de peão do país, a de Americana, cancelou neste ano a prova de bulldog, na qual o peão tem de imobilizar com as mãos um bezerro. Já a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos estuda se vai ou não ter a competição no evento, que ocorre de 16 a 26 de agosto.

Tanto o cancelamento da prova em Americana, quanto o possível veto ao bulldog em Barretos, ocorrem após a morte de um bezerro no ano passado, em competição na arena da maior festa do país.

O animal saiu carregado após de participar do bulldog, no primeiro fim de semana do rodeio de Barretos. Uma necropsia apontou que o bezerro sofreu lesão nas vértebras, o que o deixou tetraplégico. Por isso, ele foi sacrificado.

Na prova, o vencedor é aquele que consegue derrubar o animal mais rápido. O bezerro corre em disparada, seguido por um peão que monta um cavalo. O competidor salta sobre o bezerro e, segurando em seu chifre, o derruba à força.

Em junho, o Ecoa (Centro de Estudos de Comportamento Animal), entidade mantida pelo grupo Os Independentes, que promove a festa de Barretos, recomendou a suspensão do bulldog.

O professor Orivaldo Tenório de Vasconcelos, coodenador do Ecoa, disse que a recomendação foi feita porque a conclusão é de que não dá para garantir que não haverá riscos para os animais.

A festa de Barretos informou, via assessoria de imprensa, que ainda não há uma definição sobre a prova na edição deste ano, o que deve ocorrer em até duas semanas.

CANCELAMENTO

Na Festa do Peão de Americana, que ocorreu em junho, a prova de imobilização já não foi disputada.

O diretor de rodeio da festa, João Frizo, disse que a decisão foi tomada em razão da polêmica que surgiu após a morte do animal em Barretos.

Segundo Frizo, o cancelamento do bulldog neste ano não significa que a prova não voltará a ocorrer em Americana nos próximos anos.

"A diretoria achou melhor suspender neste ano porque estava um caso meio recente ainda [a morte de Barretos]. Mas tem outras festas que estão fazendo", disse.

Outra festa tradicional do país, o rodeio de Jaguariúna não confirmou se vai realizar a prova do bulldog neste ano. O evento inicia quinta-feira.

Na programação da festa no site oficial, o bulldog não aparecia até anteontem -no cronograma está, além das montarias em touros, a prova dos três tambores.

Procurada ao longo da última sexta-feira, a assessoria de imprensa do evento informou que não conseguiu localizar a organização da festa para falar sobre o assunto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.