Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Morte de animal foi arquivada em Barretos

DE RIBEIRÃO PRETO

A morte do bezerro na edição do ano passado da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos chegou a ser alvo de investigação do Ministério Público Estadual.

Uma representação que buscava proibir a disputa da prova de bulldog foi feita pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

A Promotoria de Barretos arquivou o caso. A decisão da promotora Adriana Nogueira Franco, do mês passado, tomou como base um outro inquérito que o Ministério Público já havia instaurado.

Ao arquivar o caso, a Promotoria argumentou que, depois de avaliar pareceres de veterinários e ouvir a organização da festa barretense, "não se reuniu elementos de convicção suficientes para propor medidas visando sua proibição".

A Folha não conseguiu ouvir a promotora anteontem.

A advogada Ana Maria Pinheiro, assessora jurídica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, afirmou que o órgão recorreu ao Conselho Superior do Ministério Público contra o arquivamento da representação.

"Essas provas flagrantemente cruéis têm que acabar. Isso é incompatível com o século 21, é de uma violência, uma boçalidade que não tem cabimento. As pessoas não podem se divertir com uma coisa dessas", disse.

A assessora jurídica afirmou acreditar, no entanto, que não haverá tempo para que uma decisão judicial possa vetar o bulldog no evento em Barretos neste ano, que começa em 18 dias.

Por isso, de acordo com a advogada, a entidade já começou uma mobilização principalmente nas redes sociais para pressionar a organização do rodeio a cancelar a competição por conta própria.

(LM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.