Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Outro lado

Prefeitura diz que aguarda plano nacional

Já o ex-secretário de Educação de Gasparini afirma que plano foi 'deturpado' com metas impossíveis de cumprir

DE RIBEIRÃO PRETO

A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que aguarda a aprovação do Plano Nacional de Educação para voltar a tratar do tema na cidade.

Em nota divulgada por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria da Educação de Ribeirão diz que o Plano Nacional de Educação foi enviado recentemente ao Senado para votação.

Segundo a nota, após a aprovação em Brasília, as discussões serão retomadas para a criação de um plano municipal "coerente com as diretrizes nacionais, adequado à realidade local e regional".

Por sua vez, o ex-secretário de Educação no governo do tucano Welson Gasparini, José Norberto Callegari Lopes, afirma que o plano criado em 2008 foi "deturpado".

De acordo com ele, durante a Conferência Municipal de Educação, em maio de 2008, foram incluídas propostas que alteraram os debates feitos anteriormente.

"É um plano muito bem feito, mas durante a conferência ele foi deturpado", diz.

Callegari cita dois exemplos. O primeiro previa a construção de 30 novas escolas de educação infantil na cidade em apenas dois anos. O outro, a proporção de um professor para cada quatro crianças nas creches.

"Meu conhecimento de educação não me permite aprovar coisas levianas e aquilo era uma leviandade." brutal", afirmou à Folha.

O ex-secretário disse que, por isso, não encaminhou o plano adiante -o Conselho de Educação homologou o texto por conta própria, mas não houve envio à Câmara.

Já a Secretaria de Estado da Educação informou que cumpre a resolução que fixa, em média, 30 alunos por classe nos anos iniciais do ensino fundamental e 35 estudantes por turma nos anos finais.

Sobre as escolas citadas pela Folha com base nos dados de 2010 do Ministério da Educação (veja quadro ao lado), o Estado diz que as informações atualizadas do Censo Escolar de 2011 mostram que as unidades estão dentro dos padrões estipulados.

(LEANDRO MARTINS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.