Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Após 23 dias sem chuva, umidade do ar põe Ribeirão em estado de atenção

DE RIBEIRÃO PRETO

Sem registro de chuvas há 23 dias em Ribeirão Preto, a umidade relativa do ar atingiu na tarde de ontem seu índice mais baixo no município desde o início de agosto.

A estação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) marcou índice de 27% de umidade às 14h, o que colocou a cidade em estado de atenção segundo parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde).

De acordo com dados da Defesa Civil do Estado, a última chuva registrada no município ocorreu em 18 de julho, quando houve precipitação de 9,7 milímetros.

Além do tempo seco, comum nesta época do ano na região, as queimadas também pioram a qualidade do ar. Ontem, o fogo atingiu um canavial localizado às margens da rodovia Anhanguera, perto do distrito empresarial de Ribeirão.

Nesta época do ano, por causa da baixa umidade, uma resolução da Secretaria de Estado do Meio Ambiente proíbe a queima da palha da cana das 6h às 20h, de 1º de junho a 30 de novembro.

De acordo com o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a expectativa é que a umidade caia ainda mais nos próximos dias.

Segundo ele, o percentual pode ficar abaixo dos 20% até a próxima semana, o que caracterizaria estado de alerta.

O motivo é a massa de ar seco que atinge a região central do país nesta época do ano, reduzindo consideravelmente a umidade que chega da região amazônica.

Schneider afirmou ainda que o tempo mais seco deve permanecer ao menos até a próxima quinta-feira.

NA REGIÃO

O clima seco também é registrado em estações do Inmet na região de Ribeirão.

Nas medições feitas em Barretos e Pradópolis, o índice era de 25%, às 15h de ontem. Já em Franca, a umidade estava em patamar um pouco melhor, de 31% no mesmo horário.

Apesar do período de inverno, as tardes devem permanecer quentes na região nos próximos dias, com picos de até 30ºC, de acordo com o Inmet. (LEANDRO MARTINS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.