Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Inadimplência nas escolas em julho é a maior deste ano

Índice de 8,58% também supera o mesmo período de 2011; rede privada ganhou mais alunos em dois anos

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Mês de férias, julho registrou o maior índice de inadimplência do ano nas escolas particulares da região de Ribeirão Preto: 8,58%. A informação é o do Sieeesp, o sindicato que representa os colégios privados.

A taxa de pais que deixaram de pagar a mensalidade nestas férias foi ainda maior do que a de julho do ano passado -7,08%.

Apesar do pico de calotes, na avaliação do sindicato, o segundo semestre será melhor e as altas taxas de 2011 não devem se repetir.

"Em julho é normal aumentar o índice, porque muitos pais viajam de férias e deixam para pagar depois. Mas temos visto uma melhora da economia, a média está melhorando", disse José Augusto de Mattos Lourenço, vice-presidente do Sieeesp.

Um dos pontos que mostram essa melhora econômica, segundo Lourenço, está no próprio aumento de alunos egressos da rede pública.

Como a Folha publicou anteontem, entre 2010 e 2011 os colégios particulares do país receberam 5% mais alunos, acréscimo de cerca de 500 mil estudantes. Até 2009, a média de aumento era de 1%, segundo o Sieeesp.

REUNIDOS

Diretores de escolas da região de Ribeirão reuniram-se ontem com representantes do sindicato para debater não só a inadimplência, mas as perspectivas econômicas e mensalidades para 2013.

Diretor regional do sindicato, João Alberto Velloso disse que ainda é cedo para cogitar percentuais de reajuste nas mensalidades para 2013 -neste ano, o aumento ficou entre 6% e 8%.

O desempenho da rede privada no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado pelo MEC, ficou abaixo das metas.

Para Velloso, uma das possíveis razões é justamente a entrada de mais alunos vindos da rede pública.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.