Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

40 mil pedidos de exames estão na fila de espera no HC de Ribeirão

Também há atraso para a emissão de laudos, afirma sindicato

DE RIBEIRÃO PRETO

A greve dos médicos-assistentes do HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto, que durou quase seis meses no ano passado, agravou ainda mais a demora para a realização de exames radiológicos e também para a emissão do laudo médico.

Entre os exames radiológicos mais solicitados estão ultrassons, tomografias e ressonância magnética.

O Simesp, sindicato que representa os médicos em Ribeirão, calcula que haja 40 mil pedidos de exames na fila de espera no HC.

Pacientes têm esperado de seis meses a um ano para passarem pelo procedimento, afirma o sindicato.

Além disso, após o paciente fazer o exame radiológico, os problemas não terminam: há demora na emissão dos laudos, diz o diretor-adjunto do Simesp, Valdir Ferrer.

O laudo é feito pelo médico radiologista. É ele o especialista que lê e detalha as imagens ao médico que pediu o exame -um neurologista, por exemplo.

"O prejuízo é que sempre vai faltar a visão do especialista, do detalhe. O radiologista passa o dia inteiro vendo radiografias, imagens."

OUTRO LADO

O Hospital das Clínicas não informou qual o volume de pedidos de exames represados -que, segundo o Simesp, é de 40 mil.

Em nota, o HC informou que a demanda por exames radiológicos "é flutuante e em alguns períodos pode apresentar gargalos".

O hospital afirmou ainda que trabalha "para aumentar a capacidade de realização de exames".

O HC possui 52 médicos radiologistas, sem dizer qual número seria ideal. A nota informa que o hospital está fazendo mutirões para normalizar o atendimento. Os resultados dos exames são colocados na rede interna para qualquer médico acessar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.