Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aeroportos locais entram em pacote de 'privatização'

Leite Lopes, de Ribeirão, é apontado como um dos mais interessantes para investidores

Terminais de Franca, Barretos, São Carlos e Araraquara também são analisados para concessões até 2014

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

O governo de São Paulo planeja fazer a concessão de aeroportos do Estado até 2014 -ano da Copa do Mundo- e incluiu no pacote os cinco terminais da região: em Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara e Barretos.

As concessões devem ocorrer por meio de PPPs (parcerias público-privadas) e, segundo a Secretaria de Estado de Logística e Transportes, estudos definirão se o processo será caso a caso ou por grupos de aeroportos.

O plano é uma tentativa de alavancar investimentos nos 31 terminais geridos pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).

Em abril, o superintendente do órgão, Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, afirmou que a ideia era dividir os aeroportos em cinco lotes para torná-los mais atraentes para possíveis investidores.

Os 31 aeroportos do Daesp tiveram receita de R$ 16,2 milhões e prejuízo de R$ 17,8 milhões no ano passado. O resultado negativo deve ser bancado pelo Estado.

Em nota, a secretaria de Transportes disse que não estão definidos quais terminais serão priorizados e que isso deve ser apontado quando os estudos forem concluídos.

A pasta já avalia, no entanto, que o Leite Lopes, em Ribeirão Preto, é um dos mais viáveis do Estado para concessão e dá como certa a parceria com investidores.

"Trata-se do aeroporto de maior movimento do Daesp e o quarto do Estado. Este fato gerará interesse, com certeza, da iniciativa privada", afirmou a secretaria em nota.

Em 2011, 2,57 milhões de passageiros circularam nos 31 terminais estaduais. Ribeirão foi responsável por 1,14 milhão (56,69%) desses embarques e desembarques.

Já no transporte de cargas, Ribeirão fica em segundo com 889,8 toneladas movimentadas no ano passado, perdendo para Bauru/Arealva, que movimentou 1,24 mil toneladas das 5,02 mil do Estado.

NA INTERNET
Leia mais sobre os aeroportos do Estado
folha.com/no1142834

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.