Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Barretos tem a menor mortalidade infantil

Pelo quinto ano consecutivo, região tem o melhor desempenho em todo o Estado de SP

DE RIBEIRÃO PRETO

A região de Barretos registrou em 2011, pelo quinto ano seguido, a menor taxa de mortalidade infantil do Estado de São Paulo.

Segundo números divulgados ontem pela Secretaria de Estado da Saúde, no DRS (Departamento Regional de Saúde) de Barretos, que inclui outras 18 cidades, a taxa de mortalidade infantil foi de 8,08 crianças para cada grupo de mil nascidos vivos.

Como comparação, na outra ponta, com o pior desempenho no Estado, ficou a Baixada Santista, com taxa de 16,87. A média estadual foi de 11,55, a menor da história.

Dirigentes da área de saúde da região de Barretos afirmam que ações preventivas e de atenção básica, onde ocorre o atendimento pré-natal às mulheres grávidas, colaboraram para o resultado.

A diretora do DRS de Barretos, Rosemeire Aparecida Campanholi Felca, cita como um dos pontos positivos a implantação de articuladores de atenção básica, que visitam os municípios para auxiliar com as políticas de saúde.

Em Barretos, sede do DRS e maior cidade da regional, a taxa de mortalidade foi de 6,8 -equiparável à de países como os Estados Unidos.

A diretora de Vigilância em Saúde de Barretos, Jussara Colli, afirma que o município atua para atender, de forma precoce, as mulheres que estão em fase de gestação.

Com isso, segundo ela, chega a 85% o índice de grávidas atendidas na rede pública que fazem ao menos sete consultas no pré-natal.

Outro ponto importante, diz Jussara, é que 100% das mortes infantis e maternas são investigadas por um comitê criado com esse objetivo. "Isso nos permite descobrir se a causa da morte era evitável e, assim, atuar com algum tipo de ação."

Ainda na região de Ribeirão, as regionais de Franca e Araraquara registraram no ano passado taxas de mortalidade um pouco acima da média estadual.

O índice foi de 12,83 mortes no DRS de Franca e de 11,93 no de Araraquara.

NO MUNDO

No Brasil, segundo dados do Censo de 2010, a taxa de mortalidade infantil foi de 15,6 no ano do levantamento.

Segundo dados da ONU, o país com a taxa mais baixa é Cingapura, com 1,9. Na outra ponta aparece o Afeganistão, com taxa de 136 mortes para cada grupo de mil nascidos vivos. (LEANDRO MARTINS)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.