Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estiagem já provoca falta de água na região

Elevação do consumo faz pontos de Ribeirão, como Lagoinha e condomínio de alto padrão, registrarem problemas

Moradores estocam água em baldes; em Franca, torneiras ficam secas por até quatro horas

Edson Silva/Folhapress
A assistente social Leni Peres Cirillo mostra baldes para guardar água em sua casa no condomínio Aroeira, em Ribeirão
A assistente social Leni Peres Cirillo mostra baldes para guardar água em sua casa no condomínio Aroeira, em Ribeirão

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

A seca prolongada elevou o consumo de água e já provoca a sua falta por até quatro horas em bairros de cidades da região de Ribeirão Preto. Moradores estocam água em baldes até mesmo para tomar banho.

Sem chuva há 47 dias, Ribeirão Preto enfrenta um crescimento de até 40% no consumo de água.

Já há picos de falta de abastecimento por algumas horas no fim de semana em pelo menos cinco locais, de acordo com o Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto).

São áreas altas dos bairros de Heitor Rigon, Ribeirânia, Lagoinha, Alto da Boa Vista e até mesmo condomínios fechados de alto padrão, como o Aroeira.

Moradores afirmam que casas no ponto mais alto do condomínio sofrem há um ano com problemas no abastecimento, mas a situação se agravou desde meados do mês passado.

"Água limpa tem sido luxo por aqui", disse a bióloga Juliana Cadurin de Souza, 37, que aproveitou a água da máquina de lavar roupas para limpar o quintal. Ela disse que há dias em que a água da rua não chega com força suficiente sequer para encher a caixa d'água do imóvel.

No último sábado, vizinhos chegaram a pedir um caminhão-pipa do Daerp para abastecer as caixas d'água. A assistente social Leni Peres Cirillo chegou a usar baldes para estocar água que, depois de aquecida, foi usada para tomar banho "de canequinha".

"Mudou toda a rotina da casa. Fico muito preocupada, porque esse não é um problema isolado", disse.

No alto da Lagoinha, a enfermeira Fátima Randi, 52, disse que a água ontem acabou no fim da manhã. "Eu estava com a diarista em casa e ela teve de usar a água quase inteira da caixa d'água".

OUTROS LOCAIS

Também houve reclamação de falta de água no Jardim Paiva, região com vários conjuntos habitacionais. Segundo o Daerp, porém, foram problemas pontuais, já solucionados, na rede.

Em Franca, houve falta de água ontem e no sábado por até quatro horas em bairros como o Jardim do Éden e Cambuí, segundo a Sabesp, concessionária do serviço.

E com o baixo nível do córrego Pouso Alegre, há risco de desabastecimento se o consumo continuar alto.

Em Nuporanga, há falta de água no Jardim Continental e Campo Belo. Outras cidades, como Viradouro, chegaram a racionar água, como a Folha publicou na última semana.

Ontem, Ribeirão teve umidade de 34%. Não há previsão de chuva até segunda.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.