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Candidatos alteram suas 'táticas' eleitorais

Dárcy passa a questionar paternidade de projetos, Nogueira inicia fase de promessas e Gandini aposta em 'estrelas'

Segundo campanhas, mudanças eram previstas e não se devem a críticas ou ao horário eleitoral

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

A um mês do primeiro turno da eleição, os três candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto mais bem colocados nas pesquisas começam a fazer claras mudanças em suas estratégias de campanha na TV e no rádio.

As alterações se acentuaram com críticas feitas em debates e após a divulgação do último Ibope, que mostrou Dárcy Vera (PSD) à frente de Duarte Nogueira (PSDB) -antes tecnicamente empatados, com ligeira vantagem do tucano-, além de João Gandini (PT) em ascensão.

Nogueira iniciou a campanha dizendo que não faria promessas, "a não ser a de trabalhar muito", mas agora já fala em criar um Poupatempo da Saúde e construir bolsões de estacionamento para melhorar o trânsito, entre outras propostas.

A assessoria do candidato afirmou que diferentes fases da campanha já estavam previstas (leia texto ao lado).

Já Dárcy, que concorre à reeleição, após ser criticada por supostamente se beneficiar de ações bancadas pelos governos federal (como as obras antienchente) e estadual (construção de moradias), tem levado ao ar em seus programas questionamentos sobre a paternidade das obras.

A propaganda eleitoral da prefeita passou a dizer que seu governo viabilizou as obras, fez os projetos e buscou na União e no Estado as verbas. "De quem é a obra?", pergunta o programa.

A assessoria da candidata nega que a nova abordagem tenha sido motivada pelos ataques dos adversários.

Pelo lado do petista Gandini, por sua vez, começa a haver a intensificação da presença de lideranças nacionais do PT na campanha.

O senador Eduardo Suplicy, que esteve na convenção do partido, deve voltar à cidade. Assim como o ministro Alexandre Padilha (Saúde), que fez passagem rápida na cidade sexta-feira e deve voltar para gravar propaganda com Gandini, segundo a coordenação da campanha.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também é aguardado, além de deputados federais e estaduais.

A maior presença de nomes nacionais do PT se deve à evolução de Gandini nas pesquisas, conforme reconhece a coordenação da campanha. Por outro lado, a assessoria do candidato também afirma ver essa mudança como "natural".

Na pesquisa Ibope de 30 de agosto, Gandini apareceu com 12% -antes tinha 4%. Nogueira caiu de 31% para 24% e Dárcy subiu de 28% para 36% -a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

SEQUÊNCIA

Também disputam a cadeira de prefeito de Ribeirão Preto Fernando Chiarelli (PT do B), Emilson Roveri (PSOL) e Mauro Inácio (PSTU).

Com menos tempo de propaganda eleitoral gratuita, os três permanecem praticamente nas mesmas posições nas pesquisas de intenção de voto -Chiarelli com 5%, e Roveri e Mauro Inácio com 1%.

No tempo que têm na TV e no rádio, os três têm mantido basicamente as mesmas formas de abordagens com as quais iniciaram a disputa.

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