Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Câmara admite que corte de água em Ribeirão é seletivo

Presidente da Casa diz que vereador pode pedir ao Daerp para não fazer corte

Cícero fez declaração ao defender prefeita, que, apesar de atraso em pagamento, não teve fornecimento suspenso

ARARIPE CASTILHO
LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

A falta de pagamento das contas de água da casa da prefeita de Ribeirão Preto e candidata à reeleição, Dárcy Vera (PSD), foi o principal assunto da sessão da Câmara, de ontem à noite.

O caso foi revelado pela Folha no último sábado, que mostrou também que, apesar da dívida com o Daerp (autarquia que administra o serviço) e do atraso de mais de dois meses, não houve corte de água na casa de Dárcy.

Nos embates entre os vereadores, o presidente do Legislativo, Cícero Gomes da Silva (PMDB), afirmou que os vereadores têm o poder de, quando procurados por pessoas com contas de água atrasadas, interceder junto ao Daerp para evitar que o fornecimento seja cortado.

Por lei municipal, se constatada a falta de pagamento após o prazo de 30 dias do vencimento da conta, o fornecimento pode ser cortado.

"Quando alguém procura um vereador" para pedir que a água de sua casa não seja cortada, "e o vereador liga [para o Daerp] e pede para não cortar; eles [do Daerp] também não cortam [o fornecimento]", disse Cícero.

A afirmação ocorreu depois que Bertinho Scandiuzzi (PSDB) e Walter Gomes (PR) discutiram sobre o assunto.

Dárcy ficou três meses sem pagar ao Daerp as contas de sua casa na Ribeirânia, bairro nobre de Ribeirão, acumulando uma dívida de R$ 3.303,08. Questionada sobre os débitos, a prefeita respondeu apenas que "todas as contas estão quitadas", mas não disse quando o pagamento havia sido realizado -no sistema do Daerp, ainda havia o débito ontem.

Na sessão, Bertinho subiu à tribuna da Câmara para falar que "nunca na história de Ribeirão Preto" faltou água como tem faltado atualmente. O tucano disse também que Dárcy, "que deveria dar o exemplo", não está pagando as contas da sua casa.

Por sua vez, Gomes também falou da falta de abastecimento em alguns bairros, mas defendeu o Daerp -a autarquia é comandada por seu partido- dizendo que o problema é causado pela falta de chuvas e que isso ocorre desde governos anteriores. Citou governos petistas e tucanos.

Durante a fala de Walter, Bertinho retrucou: "Mas o prefeito anterior pagava as contas de água", em referência aos atrasos de Dárcy.

Apesar da intervenção do tucano, o vereador do PR não saiu em defesa da prefeita. "Eu não vou entrar nesse mérito, nesse detalhe [da falta de pagamento das contas da casa da prefeita]", disse.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.