Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Chuva fraca não alivia seca na zona rural

Desde quarta, choveu 3,5 mm em Ribeirão Preto, abaixo dos 10 milímetros necessários para cessar a estiagem no campo

Última chuva acima dos 10 mm ocorreu no dia 22 de junho; há chance de chover até a próxima quarta, afirma Cptec

DE RIBEIRÃO PRETO

Após 63 dias seguidos de seca, a chuva que atingiu anteontem Ribeirão Preto e cidades da região ainda não foi suficiente para aliviar o forte calor e não encerra a estiagem na agricultura.

Choveu apenas 3,5 milímetros entre a noite de anteontem e a madrugada de ontem, segundo o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), ligado ao governo estadual.

Isso representa um terço do que choveu em 18 de julho, última vez que a cidade teve chuva. Naquele dia, foram registrados 9,7 mm de chuva, pelos dados da Defesa Civil do Estado.

A temperatura também se mantém em alta no Estado. Em Ribeirão, que marcou 40°C nos últimos dias, teve um dia mais ameno, mas ainda assim o termômetro não saiu da casa dos 30°C.

Ontem, a temperatura máxima foi de 32,4°C às 15h. Em São Paulo, que teve chuvas anteontem, o calor cedeu e a máxima foi de 23,3°C.

NO CAMPO

Para a agricultura, porém, a estiagem só pode ser considerada como finalizada se houver chuvas seguidas acima de 10 mm.

Por esse critério, a estiagem agrícola já dura mais de três meses na cidade. Isso porque a última vez que choveu mais que 10 mm em Ribeirão foi no dia 22 de junho (19,8 mm).

Segundo o pesquisador do IAC Gabriel Constantino Blain, a precipitação de ontem não foi significativa. E a previsão é de chuvas mais fortes nos próximos dias.

Para a agricultura, não basta apenas uma forte chuva, mas que ela aconteça em dias seguidos para não afetar a safra de grãos, segundo Hilton Silveira Pinto, do Cepagri, órgão de apoio à agricultura da Unicamp.

"Para encerrar a estiagem, se chover um dia 10 milímetros, tem que chover assim uns cinco, seis seguidos. Ou se chover 20, 30 milímetros, que dez dias depois também chova bem", disse.

MAIS CHUVAS

Segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), deve chover pelo menos até a próxima quarta na cidade.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.