Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dárcy pede para que comissionados façam campanha eleitoral nas ruas

Em reunião na semana passada, prefeita pediu apoio para ser eleita ainda no primeiro turno

Assessoria confirma encontro, mas diz que participaram apenas militantes e simpatizantes

Edson Silva/Folhapress
Campanha para Dárcy na esquina das avenidas Presidente Vargas e Nove de Julho, com participação de comissionados
Campanha para Dárcy na esquina das avenidas Presidente Vargas e Nove de Julho, com participação de comissionados

GABRIELA YAMADA
DE RIBEIRÃO PRETO

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), pediu aos funcionários que têm cargos comissionados na administração municipal que fizessem campanha eleitoral em seu favor.

Em reunião realizada na semana passada, a prefeita, que disputa a reeleição, destacou a necessidade de vencer o pleito já no dia 7 -por isso o pedido de participação na campanha-, pois, segundo ela, enfrentar o segundo turno não será "fácil".

Em sua propaganda na TV, Dárcy também tem pedido votos para vencer já no primeiro turno.

Pesquisa do Ibope divulgada no começo desta semana mostra que Dárcy (com 45% das intenções de voto) tem chances de vencer no primeiro turno, mas o tucano Antonio Duarte Nogueira Junior (20%) e o petista João Gandini (14%) podem levar a disputa para o segundo turno.

Procurada, a assessoria de campanha confirmou a reunião, mas disse que o encontro foi realizado com militantes, candidatos e simpatizantes da sua coligação, que reúne 16 partidos. Já a assessoria da prefeitura não comentou o caso (leia texto ao lado).

A reunião ocorreu no último dia 26 à noite, no Taiwan Hotel. Desde anteontem, a Folha conversou com 11 comissionados, de diferentes pastas e cargos. Todos confirmaram, em entrevistas gravadas, que na reunião Dárcy pediu o apoio na campanha. Alguns classificaram o pedido como pressão.

Um dos participantes, um servidor com cargo comissionado na Secretaria da Educação, disse inclusive que a prefeita fez o pedido "em nível de cobrança", e que ela foi "bem severa". À reportagem ele disse que não é militante, nem candidato nem simpatizante da coligação de Dárcy.

Na noite de segunda-feira, por exemplo, comissionados estiveram presentes em uma ação que aconteceu no cruzamento das avenidas Independência e Nove de Julho.

'VOLUNTÁRIOS'

Entre eles, estavam também funcionários de alto escalão, como os secretários Layr Luchesi Júnior (Casa Civil) e Edmilson Dezordo (interino de Esportes), além do chefe da Fiscalização Geral, Oswaldo Braga. Havia pelo menos dez comissionados fazendo campanha. À Folha Luchesi afirmou que a participação desses funcionários era voluntária.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.