Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alexandre supera Graciela em Franca

Candidato tucano, atrás nas pesquisas eleitorais, atinge 38,14% dos votos válidos, ante 29,44% da adversária

Graciela se disse surpresa por ter ficado em segundo lugar; pela 1ª vez, eleição será decidida em dois turnos

DE RIBEIRÃO PRETO

Candidato apoiado pelo prefeito Sidnei Franco da Rocha (PSDB), o também tucano Alexandre Ferreira superou ontem a delegada Graciela Ambrósio (PP), líder nas pesquisas de intenção de voto, no primeiro turno da eleição em Franca.

O tucano obteve 38,14% dos votos -ou 64.527- ante os 29,44% da adversária, que recebeu 49.815 votos.

Ambos disputam, pela primeira vez, o cargo de prefeito de Franca e superaram o ex-deputado federal Marco Aurélio Ubiali (PSB), que conquistou 26.205 votos (15,49% do total) ontem.

O petista Gilson Pelizaro, que assim como Ubiali tentava pela segunda vez chegar à Prefeitura de Franca, obteve 19.495 votos -11,52% do total de votos válidos.

Graciela, que nas três pesquisas feitas pelo Ibope apresentou pequena vantagem em relação a Alexandre, não escondeu que ficou surpresa ao ver que, nas urnas, terminou atrás do adversário.

"Mas sempre entendemos que há uma margem de erro [nas pesquisas eleitorais]", afirmou a candidata.

As pesquisas foram encomendadas pela EPTV, afiliada da Rede Globo. A última delas, divulgada na semana passada, apontou Graciela com 30% e Ferreira com 25% das intenções de voto.

Para o segundo turno, ela disse estar otimista principalmente porque a campanha eleitoral será feita em "pé de igualdade" e que as falhas da atual administração conti-nuarão a ser mostradas.

As principais críticas de Graciela foram em relação às áreas de trânsito e saúde -cuja pasta era comandada pelo tucano.

Após votar, a candidata acompanhou a apuração na casa de sua mãe.

Já o candidato tucano afirmou que não irá partir para o ataque na etapa final da campanha -o segundo turno será realizado no dia 28.

"Iremos mostrar as propostas de trabalho e a importância da continuidade do atual governo", afirmou ele, que considerou o resultado de ontem positivo. "Isso demonstra que a população aprova a atual gestão e, principalmente, as propostas que foram apresentadas."

Cassiano Pimentel (PV) foi o preferido de 4,41% dos eleitores, seguido por Hamilton Chiarelo (PSOL), com 0,55%, e Marcelo Bomba (PTC), com 0,45%.

URNAS

Segundo a Justiça Eleitoral de Franca, das 631 urnas eletrônicas instaladas na cidade para a eleição, três apresentaram problemas.

Instaladas nas escolas estaduais Suely Machado Silva, Michel Haber e Benedito Eufrásio Marcondes Vieira, elas foram trocadas ainda durante a manhã.

De acordo com a Polícia Civil de Franca, não houve detidos por causa de boca de urna em nenhuma das cinco delegacias locais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.