Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PT nacional manda partido apoiar Dárcy

Edinho Silva, presidente do diretório estadual, diz que a aliança visa a construção de cenário político para 2014

Diretório municipal já recebeu a orientação e João Gandini avisou à equipe do PT que não irá apoiar a prefeita

GABRIELA YAMADA
DE RIBEIRÃO PRETO

O PT nacional impôs ao diretório municipal de Ribeirão Preto o apoio à candidatura da prefeita Dárcy Vera (PSD) neste segundo turno.

De acordo com o deputado Edinho Silva (PT), presidente do diretório estadual, o apoio a Dárcy visa as eleições presidenciais de 2014.

"O diretório municipal está debatendo, mas nós já deixamos claro que, para a construção do cenário político de 2014, nos interessa muito o apoio a ela", afirmou.

A prefeita, que concorre à reeleição, disputa a vaga do Executivo com o tucano Antonio Duarte Nogueira Junior.

Segundo o próprio Edinho, Dárcy sempre foi próxima à presidente Dilma Rousseff e a Luiz Inácio Lula da Silva.

Questionado sobre uma possível neutralidade do partido, o deputado foi enfático.

"A posição do diretório estadual, respaldado pelas lideranças nacionais, é muito clara. Ribeirão tem uma importância maior que algumas capitais e joga um papel fundamental nas eleições [estaduais e nacionais] de 2014."

As ligações do PT com Dárcy, que mantém uma boa relação com o ex-ministro Antonio Palocci, são antigas, existem desde 2009, quando ela era do DEM. No ano seguinte, chegou-se inclusive a cogitar a filiação da prefeita à sigla, o que foi rejeitado pelo diretório de Ribeirão.

Pedro Sampaio, presidente local do PT, confirmou a orientação recebida do diretório estadual. No entanto, disse que o apoio ainda está em discussão. "Por uma questão de civilidade, temos que ouvir as propostas dos dois candidatos", afirmou.

Na noite de anteontem a Executiva se reuniu, mas não chegou a nenhum consenso.

DIVISÃO INTERNA

Segundo apurado pela Folha, há uma divisão dentro do partido e a discussão mais forte é para apoiar Dárcy.

Embora essa seja a posição do PT, a prefeita não receberá o apoio de João Gandini, com quem rivalizou no primeiro turno. Gandini, inclusive, já declarou à equipe do PT que não irá apoiá-la.

Em reunião entre petistas e Dárcy, na manhã de ontem, Gandini só ouviu a prefeita. Em encontro com Nogueira, porém, o apoio foi descartado devido às normas internas dos petistas contrárias à aliança com o PSDB -adversários desde 1994.

Durante a campanha eleitoral, Gandini e Dárcy trocaram farpas, principalmente nos debates eleitorais.

A paternidade dos projetos, como o desfavelamento, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e as obras antienchente, foi o principal motivo das discussões.

"A obra da UPA é federal, a administração ruim é municipal", afirmou Gandini.

Procurado desde anteontem, o candidato do PT não foi encontrado pela Folha.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.