Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Apoios a Alexandre e Graciela no 2º turno definem como será a Câmara

Caso eleito, tucano terá maioria; já candidata do PP contará com apoio de 4 dos 15 eleitos

Ex-secretário de Sidnei terá apoio de 11 dos 15 parlamentares; delegada diz que, com diálogo, vai reverter quadro atual

ARARIPE CASTILHO
ENVIADO ESPECIAL A FRANCA

Os apoios dos candidatos derrotados no primeiro turno em Franca já mostram como será a relação do novo prefeito da cidade com a Câmara no início do mandato.

Se o tucano Alexandre Ferreira for o vencedor no domingo, terá maioria governista no Legislativo. Com o posicionamento do ex-candidato Marco Aurélio Ubiali (PSB), anunciado na semana passada, o ex-secretário do prefeito Sidnei Franco da Rocha (PSDB) pode começar 2013 atrelado a 11 dos 15 vereadores eleitos.

Já a vereadora Graciela Ambrósio (PP), se eleita, precisará atuar politicamente para reverter a superioridade numérica da oposição.

Antes da definição das alianças do segundo turno, nenhum deles tinha maioria garantida no Legislativo.

No primeiro turno, quando foram definidas as vagas no Legislativo, a coligação que apoiou a candidatura de Alexandre, formada por PSDB, PRB, PMDB, PPS, PMN e PPL, conseguiu eleger sete vereadores, ou seja, menos da metade das cadeiras.

Agora, no entanto, o apoio de Ubiali levou mais quatro vereadores para uma eventual base de apoio a Alexandre na Câmara. São os eleitos pelo PSB e pelo PTB, que estavam na coligação de Ubiali.

Já o grupo formado por PP, PDT, PSC, DEM, PRTB e PHS, que sustentou a candidatura de Graciela no primeiro turno, fez três cadeiras, bem menos da metade das vagas.

A situação da delegada mudou pouco, por enquanto, com o apoio declarado pelo PT, do ex-candidato a prefeito Gilson Pelizaro, no segundo turno. Apenas um petista foi eleito para a Casa.

Ela minimizou o que pode ser uma a desvantagem, mas afirmou que é possível reverter a situação com "diálogo".

"Não acredito que todo o grupo [de Ubiali] esteja apoiando [Alexandre]. Mesmo assim, entendo que [se eleita] podemos conversar, apresentando as propostas para a cidade, para resolver essa questão [da maioria oposicionista]. Quem vota em mim e votou neles [vereadores] espera essa postura dos políticos", afirmou.

Alexandre, por sua vez, já comemora a eventual maioria viabilizada por Ubiali.

"Foi um apoio importante, que nos deixou com 11 dos 15 vereadores eleitos. Isso é importante porque representa uma Câmara alinhada com o prefeito, um Legislativo que vai governar com a prefeitura", disse o tucano.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.