Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Homicídios crescem 66,6% em Ribeirão

Foram 50 assassinatos até setembro, ante 30 no mesmo período de 2011; latrocínio e estupro também têm alta

Aumento de crimes na cidade ocorre em meio a ataques a PMs e civis; polícia diz que analisa as possíveis causas

Mariana Martins/Folhapress
Policiais militares fazem blitz no bairro Salgado Filho, na periferia de Ribeirão Preto
Policiais militares fazem blitz no bairro Salgado Filho, na periferia de Ribeirão Preto

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Casos de homicídios, tentativas de assassinato, assaltos seguidos de morte e estupros ocorreram em maior número entre janeiro e setembro deste ano em Ribeirão Preto, na comparação com o mesmo período de 2011.

Só de homicídios, foram 50 casos neste ano -66,67% a mais de assassinatos em relação ao mesmos crimes ocorridos de janeiro a setembro de 2011. Naquele período, foram registrados 30 homicídios.

Na região de Ribeirão, que inclui 93 municípios, a alta de homicídios foi de 43%. As estatísticas de setembro foram divulgadas ontem pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

O aumento de casos ocorre em meio a ataques a policiais militares e também à morte de civis, até o momento, sem explicação.

Também as tentativas de homicídio cresceram neste ano em Ribeirão: foram 49 casos -alta de 32%.

No período, 81 pessoas foram vítimas de estupro, ante 73 no ano passado. E sete morreram vítimas de latrocínios, que são roubos seguidos de morte, ante apenas três no ano passado.

Além dos crimes contra a vida, os casos que envolvem patrimônio também tiveram alta. Até setembro, Ribeirão registrou 750 roubo de veículos, um aumento de 21,5% ante 2011.

A Polícia Civil informou que apenas hoje poderia comentar os dados.

Porta-voz da PM, o capitão Maurício Jerônimo de Melo disse que a polícia começou neste ano a fazer um "pente-fino" de cada boletim de ocorrência para analisar quais as possíveis causas do aumento de homicídios.

Sobre roubos de veículos, o capitão disse que a polícia coibiu em 2011 roubo a casas, o que pode ter levado ladrões a mudarem de tática.

-

66,6%
é o aumento dos homicídios em Ribeirão, comparado ao mesmo período de 2011

21,5%
é a alta de roubo de veículos neste ano na cidade

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.