Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

DÁRCY REELEITA

n-1 PREFEITA É A 9ª CANDIDATA ELEITA POR VOTO DIRETO E A PRIMEIRA A SER RECONDUZIDA AO CARGO PELAS URNAS n-1 COM 52% DOS VOTOS VÁLIDOS, ELA DERROTOU O TUCANO DUARTE NOGUEIRA, COM 48%

Mariana Martins/Folhapress
A prefeita reeleita Dárcy Vera é carregada por apoiadores na festa da vitória, ontem no clube Ipanema, em Ribeirão
A prefeita reeleita Dárcy Vera é carregada por apoiadores na festa da vitória, ontem no clube Ipanema, em Ribeirão

DE RIBEIRÃO PRETO

A prefeita Dárcy Vera (PSD), 45, derrotou ontem o tucano Antonio Duarte Nogueira Junior, 48, e conseguiu sua reeleição para o Executivo de Ribeirão Preto.

É a nona pessoa eleita pelo voto direto na cidade e a primeira a ser reconduzida ao cargo pelas urnas.

Dárcy atingiu 51,97% dos votos válidos -somou 155.265 votos- contra 48,03% do deputado federal e ex-líder da oposição na Câmara Federal -143.516 votos.

Radialista e ex-apresentadora de TV, Dárcy inicia hoje o planejamento do governo da cidade para os próximos quatro anos com pelo menos uma boa vantagem e um ponto negativo preocupante.

Por um lado, ela terá maioria na Câmara, como já teve no atual mandato: pelo menos 16 dos 22 eleitos para a legislatura 2013-16 são do grupo coligado a Dárcy. A conta não inclui os dois vereadores do PT, partido que anunciou "apoio crítico" a ela -após imposição da cúpula nacional- só no segundo turno.

CONTAS NO VERMELHO

Um de seus grandes desafios como prefeita reeleita será a própria herança financeira de sua gestão. Com deficits acumulados desde 2010 -segundo ano de seu governo-a administração deve ter um 2013 difícil.

Ontem, quando já falava como prefeita reeleita na festa da vitória, no clube Ipanema, ela se esquivou e não respondeu a uma pergunta da imprensa sobre o assunto.

CENÁRIO NACIONAL

Além de administrar uma das cidades mais ricas do Brasil, Dárcy pode ganhar ainda uma projeção nacional que jamais teve na carreira.

Após ter atraído o apoio do PT no segundo turno, mesmo tendo recebido críticas do candidato petista João Gandini, a prefeita poderá fortalecer, em 2014, a parceria que o PT está construindo com o PSD de Gilberto Kassab.

Essa aliança para os próximos dois anos não está definida. Tanto que, na capital paulista, o PSD fechou com os tucanos neste ano. Mas se a composição entre petistas e o partido de Kassab der certo, a prefeita de Ribeirão poderá se tornar o principal cabo eleitoral do PT na região nas eleições de 2014.

A vitória de ontem é a sexta obtida em oito disputas eleitorais de Dárcy.

Na comemoração no Ipanema, ela e o vice-prefeito, Marinho Sampaio (PMDB), foram levantados por apoiadores em cima do palco, de onde a prefeita fez um breve discurso e chorou. "[Quero] cumprimentar meu adversário pela forma democrática como foi feita esta eleição."

TERCEIRA DERROTA

Já Nogueira chega à terceira derrota para a prefeitura na sua carreira - ele perdeu também em 1992 e 2000, ambas para o ex-prefeito petista Antonio Palocci.

Faltaram ao tucano 11.749 votos para derrotar a prefeita - o empate dá a vitória ao mais velho. Poderiam ter ajudado Nogueira os votos daqueles que não foram às urnas. Foram 92.561 abstenções (22,07% do total) e 28.093 votos brancos e nulos (8,6%).

(LUÍS EBLAK, MARCELO TOLEDO, LEANDRO MARTINS E GABRIELA YAMADA)

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.