Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleitor idoso domina colégio centenário

No Otoniel Mota, de 105 anos, boa parte dos que votaram tinha mais de 70 anos

DE RIBEIRÃO PRETO

O "gymnasio" -assim mesmo: com y- no letreiro da escola estadual Otoniel Mota, uma dos mais tradicionais de Ribeirão Preto, dá o tom de passado que ainda hoje se reflete em boa parte dos eleitores que lá votam.

Com 105 anos, o Estadão -como era conhecido esse colégio no século 20-, tem boa parte de seus eleitores com mais de 70 anos.

Mesmo o voto sendo facultativo nessa idade, predominou ontem, principalmente pela manhã, a presença de idosos com bengalas ou trazidos por familiares.

E muitos desses eleitores ouvidos pela Folha mostraram outra ligação com o passado ao revelarem seu voto: a admiração a Antonio Duarte Nogueira (1937-90), que governou a cidade por duas vezes (1969-73 e 77-83).

"Ah, votei no Nogueirinha, por causa do pai dele. Votei a vida toda nele", disse Lavinia Ripamonti, 83, com o marido, Benedito, de mesma idade. Ela chamava o filho do ex-prefeito, que perdeu ontem, de Nogueirinha, no diminutivo.

"Votei no 'menino'", referiu-se com um tom paternal o advogado Raphael Scarati, 86, ao tucano. E em seguida explicou: disse que, quando atuava no Exército, foi quem entregou o certificado de serviço militar ao jovem Nogueira, hoje com 48 anos.

Essa proximidade "conquistou" seu voto, conta. "O povo brasileiro forma uma amizade e depois a mantém."

Não apenas eleitores do tucano foram ao Otoniel. Elda Albertim, 81, que escolheu Dárcy, insistiu em votar em mais uma eleição. "É uma obrigação da gente."

(JC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.