Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Acordo em Franca e Ribeirão Preto deixa as escolas limpas

Diferentemente do visto no primeiro turno, santinhos não sujavam entradas das seções

DE RIBEIRÃO PRETO

Diferentemente do que aconteceu no primeiro turno das eleições municipais, as ruas de Ribeirão Preto e Franca amanheceram ontem limpas, sem santinhos, cartazes ou panfletos de candidatos políticos em frente aos colégios eleitorais.

A limpeza em Ribeirão Preto foi possível depois de um acordo entre a Justiça Eleitoral e os dois candidatos -Dárcy Vera (PSD) e Duarte Nogueira (PSDB)-, firmado na semana passada.

No primeiro turno da disputa em Ribeirão Preto e Franca, os papéis jogados no chão -especialmente de campanhas de candidatos a vereador- causaram transtornos para a população nos dois municípios.

Havia material também em pontos de ônibus e em canteiros centrais de avenidas, conforme constatado pela reportagem da Folha. Foram precisos dez dias para limpar toda a sujeira do primeiro turno em Ribeirão.

Já em Franca, os candidatos Alexandre Ferreira (PSDB) e Graciela Ambrósio (PP) assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público Estadual e se comprometeram em não espalhar panfletos nas ruas da cidade ou em frente às seções eleitorais.

A multa em caso de descumprimento era de R$ 10 mil, para cada localidade flagrada com materiais de campanha política.

Presidente da seção eleitoral 78, na escola estadual Capitão José Pinheiro de Lacerda, em Franca, o enfermeiro Paulo César Cândido, 36, afirmou ontem ter sentido a diferença na limpeza no segundo turno da eleição.

"A cidade ficou muito suja [no primeiro turno, no último dia 7], era papel espalhado em vários locais. Neste segundo turno ficou tudo mais limpo e civilizado", disse.

Além da escola Capitão José Pinheiro de Lacerda, a Folha esteve ontem em Franca na escola estadual Torquato Caleiro, na região central da cidade, que também não tinha sujeira.

Em Ribeirão Preto, a reportagem percorreu -e não encontrou lixo eleitoral- nas escolas estaduais Otoniel Mota, Guimarães Junior e Hermínia Gugliano, no Colégio Marista e no Centro Universitário Barão de Mauá.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.