Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PT não está na base de Dárcy, dizem eleitos

Apesar de partido ter apoiado a prefeita no 2º turno, vereadores petistas não garantem que irão votar com o governo

Com um parlamentar na Câmara de Ribeirão hoje, sigla terá dois políticos no Legislativo a partir de 2013

GABRIELA YAMADA
DE RIBEIRÃO PRETO

Embora tenha recebido o apoio do PT no segundo turno, a prefeita Dárcy Vera (PSD) pode não contar com o partido em sua base governista na Câmara a partir do ano que vem.

Segundo Beto Cangussu (PT), vereador eleito para o próximo mandato, o partido fez um apoio crítico e não houve acordo para que o PT fizesse parte do Executivo.

"Não há compromisso de apoiar a prefeita e não fazemos parte da base da sustentação", disse ele à Folha.

O vereador Jorge Parada, reeleito pelo PT e hoje pertencente ao bloco da oposição, afirmou que não há definição sobre apoiar ou não a prefeita em 2013. Único petista eleito pelo partido desde a década de 1990 -auge do ex-ministro Antonio Palocci na cidade - ele disse que ainda não houve nenhuma reunião do diretório para discutir e definir o assunto.

No entanto, diz que o apoio depende "muito mais dela [Dárcy] que do próprio PT".

PROJETOS

O relacionamento entre os parlamentares petistas e a prefeita dependerá de Dárcy colocar em prática o que foi acordado entre os partidos, segundo Pedro de Jesus Sampaio, presidente do diretório em Ribeirão.

"[Dárcy] vem declarando propostas próximas ao PT com o novo governo", disse.

O apoio do PT a Dárcy foi anunciado após João Gandini (PT) ter ficado em terceiro lugar no primeiro turno. A aliança ocorreu após determinação da cúpula nacional, visando as eleições de 2014.

Mesmo sem o PT na Câmara, Dárcy contará com uma base governista composta de 16 dos 22 vereadores eleitos. PSD, PMDB e PR, da coligação de Dárcy, terão três representantes cada um.

Já o bloco da oposição deverá contar, pelo menos, com três vereadores do PSDB e um do PV, partidos coligados no primeiro e segundo turno.

O reeleito Bertinho Scandiuzzi (PSDB) afirma que só discutiu sobre a possível atuação do bloco de 2013 com a tucana Glaucia Berenice e o petista Parada.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.