Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cresce internação de jovens por tráfico

Na Fundação Casa de Ribeirão, índice de 50% é recorde dos últimos cinco anos e ultrapassa a média estadual

Juiz aponta que participação de adolescentes no tráfico vem aumentando desde a última década no país

FERNANDA TESTA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Rafael (nome fictício), 17, entrou no mundo das drogas há um ano. Apesar de ter emprego fixo, traficava maconha, cocaína e crack para poder comprar bens materiais.

"Eu ia no embalo dos outros. Via os meninos com bicicleta nova, moto, roupa e eu também queria para mim. Não queria ficar para trás", diz o jovem.

Assim como ele, internado na Fundação Casa (antiga Febem) de Ribeirão Preto desde setembro, metade dos jovens que deram entrada nas três unidades do município no ano passado foi internada por envolvimento com o tráfico de drogas.

O percentual é o recorde dos últimos cinco anos no município -em 2008, as internações por tráfico correspondiam a 38%.

O índice de 50% em Ribeirão ultrapassa ainda a média estadual, em que o tráfico corresponde a 40% das internações de adolescentes.

No ranking das infrações cometidas pelos internos, o roubo qualificado está em segundo lugar, com 26,32% das internações.

Segundo Guilherme Astolfi Nico, diretor da DRN (Divisão Regional Norte) da fundação, essa infração também tem vínculo com o tráfico.

"Na maioria das vezes o roubo está aliado ao tráfico. Muitos adolescentes roubam para pagar o consumo de drogas ou a dívida com o traficante", afirmou ele.

O diretor também diz que há casos em que o Judiciário é muito rigoroso com a questão do tráfico, e que adolescentes deveriam ser internados por crimes mais graves.

"Por si só, o mero ato do tráfico não deveria levar à internação", afirmou.

ALTA CRESCENTE

De acordo com o juiz Richard Paulo Pae Kim, membro da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, a participação de adolescentes no tráfico vem aumentando desde a última década no país.

Já o julgamento dos menores é um aspecto mais subjetivo, segundo o juiz. Mas a decisão de internação tem, de modo geral, ocorrido em casos de reincidência.

Na Fundação Casa desde setembro, Rafael diz que agora quer mudar de vida. Passou no vestibular da Etec (Escola Técnica Estadual de São Paulo) e já frequenta as aulas na unidade de Ribeirão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página