Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Setor imobiliário recua pelo 2º ano seguido

Houve queda no número de unidades lançadas em Ribeirão Preto e também em valores de vendas no ano passado

Uma das forças da economia local, setor da construção civil passa por momento de acomodação

DANIELA SANTOS DE RIBEIRÃO PRETO

Após o boom do mercado imobiliário em 2010, a cidade de Ribeirão Preto registrou queda no número de novos empreendimentos residenciais e comerciais em 2012 pelo segundo ano consecutivo.

As unidades lançadas caíram de 6.580 para 5.596 e o VGV (Valor Geral de Vendas) foi de R$ 1,5 bilhão -o que representa uma queda de 17% com relação a 2011.

Os dados -da consultoria especializada Mercadotecnia- confirmam que o setor vive um momento de acomodação, como avalia o consultor de mercado e professor da FEA (Faculdade de Economia e Administração) da USP Dirceu Tornavoi de Carvalho.

De acordo com ele, o recuo nos lançamentos ocorreu principalmente porque ainda há estoques de unidades lançadas nos anos anteriores.

Segundo o professor de avaliação imobiliária Francisco Regis Perez, da Fundação Instituto de Administração, a maioria das construções aconteceu em áreas nobres. "A população entusiasmada comprava tudo [em 2010]."

Em 2011 e 2012, porém, o mercado começou a desacelerar em construção e em compras, afirma Perez.

Para evitar acúmulos em estoques, as construtoras programaram lançamentos em função da demanda, lançando menos com preços que acompanham a inflação.

NOVO FOCO

Um dos setores mais fortes da economia de Ribeirão, a construção civil espera agora atingir em maior volume a classe mais baixa, diz Perez.

Para o diretor do Sinduscon (Sindicato da Construção) Eduardo Nogueira, o equilíbrio do setor, depois das 8.270 unidades lançadas em 2010, era esperado. Só que as vendas desse volumes -63% do total- ficaram abaixo do plano inicial -75%.

"O mercado está se ajustando para os próximos dois anos. Estamos otimistas."

Um estudo feito pela Fortes Guimarães sobre perspectivas do mercado mostra o otimismo do setor. Isso porque se espera lançar 19 novos empreendimentos na cidade só no primeiro semestre deste ano, com um VGV de R$ 1,3 bilhão -quase o total de todo o ano passado.

Ainda de acordo com a Mercadotecnia, dos 32 empreendimentos lançados em 2012, 21 estão na zona sul e sete na zona leste. As duas áreas são as que mais crescem nos últimos dois anos.

Por isso, somente no ano passado, o engenheiro civil João Carlos Moreira Filho, 33, decidiu investir em três das 5.596 unidades lançadas em Ribeirão. Vindo de Goiânia, ele se mudou para a cidade há um ano. Um dos investimentos é uma casa para morar. Os outros são quartos de hotel para investimento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página