Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

No asfalto ou campo, noite ganha ciclistas no interior

Ribeirão tem ao menos 7 grupos de 'nightbikers'; prática cresceu há 5 anos

Com equipes de até 120 pessoas, praticantes em grupo impõem respeito no trânsito e ajudam a intimidar assaltantes

JULIANA COISSI DE RIBEIRÃO PRETO

Sair do asfalto e, em poucos minutos, pedalar em uma estrada de terra em meio ao silêncio dos sítios e sob um céu estrelado é privilégio para ciclistas que moram no interior paulista, como a protética Cristina Kako.

Todas as terças e quintas, Cristina, que é de Sorocaba, se encontra com o seu grupo noturno e, após 15 minutos percorrendo ruas de asfalto, logo alcança a zona rural.

"Pedalando na cidade, com tantos postes e faróis, você nem percebe o céu. Quando vamos para o campo, sem nenhuma luz, o céu pipoca de estrelas", diz.

No campo ou no asfalto, grupos de bikers noturnos têm ganhado cada vez mais adeptos no interior.

Se há uma década só era possível ver legiões de ciclistas juntos à noite na avenida Paulista e em outros pontos da capital, hoje, em cidades como Ribeirão Preto, Campinas, Jundiaí e Sorocaba, quem quiser pedalar encontra grupos noturnos em todos os dias da semana.

Os "nightbikers" se expandiram no interior principalmente nos últimos cinco anos, segundo a FPC (Federação Paulista de Ciclismo).

"A gente fica espantado o quanto cresceu no interior. É possível ver grupos até em cidades pequenas, de 50 mil habitantes", diz o diretor-técnico da FPC Gilson Alvaristo.

Há municípios com até dez equipes de nightbikers, uma proporção significativa já que na capital são cerca de 40, segundo a entidade.

Como acontece em Ribeirão, é comum que os grupos se formem a partir de lojas de bicicletas ou esportivas. Na cidade, são ao menos sete grupos, como os da Multibike, Bike Center, BC Ciclismo e Decathlon. Há turmas com até 120 pessoas.

Alguns pedalam duas noites na semana e também fazem circuitos na zona rural aos fins de semana.

Enquanto durante a semana a maioria das equipes de nightbikers se mantém no asfalto, o grupo de Joel Camargo, em Sorocaba, parte para estradas rurais à noite. "O cara que mora em São Paulo não poderia fazer isso. Aqui em 15 minutos estamos na estrada de terra batida."

O volume de bicicletas ganhando o asfalto impõe respeito frente a motos e carros e também previne roubos. "Sem dúvida o grupo dá uma sensação maior de segurança", diz Adair Silva, da Bike Center de Ribeirão.

Em 2011, um ciclista chegou a ser baleado em uma tentativa de assalto em Ribeirão-estava com dois colegas.

Aliviar o estresse do trabalho, cuidar da saúde e do corpo e até paquerar são motivos que levam sedentários a encher as ruas de bicicletas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página