Ribeirão Preto, Sábado, 01 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Excesso de declarações de IR faz escritório rejeitar cliente de última hora

LEONARDO LÉLLIS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Terminou ontem o prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda relativa ao exercício de 2009. Devido ao excesso de trabalho, alguns escritórios precisaram estender o expediente.
Até o último dia, a Receita Federal havia recebido pelo menos 522 mil declarações das regiões de Ribeirão Preto, Franca e Araraquara. Isso é cerca de 83% do total de declarações entregues na região no ano passado. Em uma semana, o número de declarações entregues praticamente dobrou.
No escritório de Roberta Nishimura, além dos 400 clientes que contratam os serviços ao longo do ano, mais 200 procuraram seus serviços para fazer a declaração nos últimos dez dias.
Para não comprometer o trabalho, que é feito por quatro pessoas, o escritório não aceitava novos clientes desde segunda. "Nesta semana, levamos serviço para a casa todo dia. Aproveitamos a madrugada para fugir do fluxo para entrega."
Segundo ela, a falta de documentos é o principal problema de quem deixa para declarar na última hora.
Quem perdeu o prazo pode fazer a declaração a partir da próxima segunda-feira. Porém, o contribuinte está sujeito a multas que variam de R$ 165,74 a 20% do valor do imposto devido.
O auditor fiscal da Receita Federal em Ribeirão Preto Eduardo Carrera alerta que os cuidados para quem entrega em atraso são os mesmos. "A documentação tem de estar em ordem."


Texto Anterior: Estradas: Mulher bate carro e depois morre atropelada
Próximo Texto: Jaboticabal: Acusados de furtar placa, estudantes deixam a cadeia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.