Ribeirão Preto, Quinta-feira, 01 de Julho de 2010

Próximo Texto | Índice

PF faz a maior apreensão de cocaína em Ribeirão

Policiais recolheram 452 kg da droga em casa no bairro Cândido Portinari

Ação confirma a região como rota caipira do tráfico e como polo distribuidor de drogas para o Sul e o Sudeste

LUIZA PELLICANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

A Polícia Federal de Ribeirão Preto apreendeu 452 kg de cocaína em Ribeirão Preto em uma casa no bairro Cândido Portinari anteontem à noite. A ação é considerada a maior apreensão de cocaína da história da região e uma das maiores do Estado.
A quantidade apreendida confirma Ribeirão como polo distribuidor de drogas para o Sul e Sudeste. A ação também reforça o protagonismo da região na chamada rota caipira de tráfico de drogas.
O volume nessa operação quase empata com o total apreendido no ano passado, quando a PF recolheu 500 kg de cocaína, além de 7,5 toneladas de maconha e 4.500 comprimidos de ecstasy.
Até a apreensão histórica de anteontem, o recorde na região havia sido registrado em setembro de 2007, quando a PF flagrou 432 kg de cocaína em Pradópolis. Em fevereiro do ano passado, dois homens foram presos em São Simão com 423 kg da droga.
Cinco homens foram presos na operação de anteontem. Os policiais também acharam três cópias de fuzis AR-15 que teriam sido fabricadas na China e seis carros.
Segundo o delegado-chefe da PF de Ribeirão, Lindinalvo Alexandrino de Almeida Filho, a cocaína veio de avião do Paraguai. Ribeirão seria um centro de distribuição para outras cidades como São Paulo, Rio e o Sul do país.
"A maior atuação da polícia na região, que diminuiu a quantidade de droga em circulação, fez aumentar o preço dela na região. E isso tem atraído o interesse de traficantes internacionais e nacionais para cá", disse.
Os fuzis, segundo o delegado, também vieram do Paraguai e passarão por perícia. A investigação começou há um mês, depois que dois irmãos ribeirão-pretanos, Ricardo e Thiago Bucalon dos Reis, foram presos em São José da Barra (MG) com 22 kg de pasta base de cocaína e 510 kg de maconha.


Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.