Ribeirão Preto, Quinta-feira, 01 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ribeirão lidera a rota caipira do tráfico

Toneladas de drogas são trazidas por aviões que pousam em pistas clandestinas de fazendas de cana na região

Segundo a Polícia Civil, pujança econômica da região e a ligação com outras rotas atraem a atenção das quadrilhas

DE RIBEIRÃO PRETO

A quase meia tonelada de cocaína apreendida anteontem em Ribeirão veio do Paraguai, em voo clandestino, para ser distribuída em grandes centros urbanos. Essa é a aposta da Polícia Federal.
Isso porque os inúmeros canaviais da região são o cenário ideal para os traficantes desembarcarem a droga sem ser vistos. A movimentação dá a Ribeirão, segundo a PF, o posto de comando da rota caipira do tráfico.
E os números oficiais confirmam a liderança da região. A partir de 2007, a região superou a de Campinas na quantidade de ocorrências com tráfico de drogas, só perdendo, no Estado, para a Grande São Paulo e para a Baixada Santista.
De janeiro a abril, o Deinter-3, região de Ribeirão para a Polícia Civil, teve 871 ocorrências envolvendo tráfico de drogas. No Deinter-2, de Campinas, foram 704.
"Ribeirão atrai criminosos pelo poder econômico da cidade, pelo potencial consumidor e também por estar próximo de Minas Gerais, servindo como centro distribuidor", disse o delegado-assistente da Seccional de Ribeirão, Marco Antonio Sales.
Por terra, segundo Sales, Ribeirão se combina a outras rotas da droga, como a de Presidente Prudente e a de São José do Rio Preto.
Várias ocorrências levaram os policiais a identificar a região como rota de drogas vinda do Paraguai.
No último dia 1º, por exemplo, um monomotor foi encontrado por trabalhadores rurais em chamas no meio de um canavial de Bocaina, sem tripulante. O caso levantou a suspeita de que a aeronave transportava drogas e teria sido abandonada por pane.
Em janeiro do ano passado, a Polícia Civil apreendeu 170 kg de crack e 7 kg de cocaína em um avião clandestino que teve de fazer um pouso forçado em um canavial em Sales Oliveira. Quando os policiais chegaram, já não havia ninguém no local.



PASQUALE CIPRO NETO
No Mundial, a coluna será publicada no caderno Copa 2010


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Operação apreende 3.159 aves exóticas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.