Ribeirão Preto, Domingo, 01 de Agosto de 2010

Próximo Texto | Índice

Candidatos e eleitores da região têm perfis diferentes

Eleitor "padrão" é mulher, tem de 25 a 44 anos e fez até o ensino médio

Já o candidato "padrão" é homem, tem mais de 40 anos e ensino superior; especialistas divergem sobre quadro

JEAN DE SOUZA
ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

O tipo de eleitor mais fácil de ser encontrado diante das urnas na região de Ribeirão Preto na eleição de outubro é mulher, tem entre 25 e 44 anos e estudou pelo menos até o ensino médio.
Outra característica do eleitorado local é não combinar com os candidatos a deputado estadual ou federal da região que estarão esperando pelo seu voto, pelo menos nos quesitos sexo, idade e escolaridade.
Essa diferença entre quem vota e quem busca o voto é apontada pelos perfis médio do eleitorado e dos postulantes à Câmara e à Assembleia Legislativa de São Paulo traçados pela Folha.
O candidato "padrão" na região e que quer representar esse eleitorado é homem, tem ensino superior completo e mais de 40 anos, de acordo com levantamento baseado nos dados declarados à Justiça Eleitoral.
O professor de marketing político e pesquisa de opinião da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) Paulo Moura não vê problema no distanciamento. "Esse representante não precisa, necessariamente, ter o mesmo perfil social, econômico e cultural de seus representados."
Para Moura, as características dos eleitores não moldam promessas e discursos dos candidatos a deputado e são usadas por candidaturas majoritárias.
O diretor da Engrácia Garcia Pesquisas de Mercado e Opinião, Gerson Engrácia Garcia, discorda.
A incompatibilidade de gênero e geração, para ele, faz o concorrente ter de adaptar seu discurso para criar mais identificação com o público votante.


Próximo Texto: Mulheres avançam mais no eleitorado da região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.