Ribeirão Preto, Domingo, 01 de Novembro de 2009

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Lojas de grife investem em mimos e atendimento VIP

Butiques como Ammirati, Maria Bonita e Le Lis Blanc surpreendem clientes

Gerente diz que em Ribeirão, ao contrário dos grandes centros, é preciso um contato mais pessoal para fidelizar os clientes


LIGIA SOTRATTI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Flores no aniversário, coquetel para amigas, roupas delivery. As lojas de grifes de Ribeirão Preto investem em atendimento personalizado e mimos para fidelizar cliente "VIP".
Segundo as gerentes, ações como avisar quando chega nova coleção e separar peças de acordo com o gosto de cada consumidora geram um vínculo pessoal e tornam a loja um ponto de encontro.
Na semana passada, um público feminino seleto foi conferir o desfile da coleção de verão 2010 das roupas Huis Clos e Maria Garcia, da renomada estilista Clô Orozco, no Boulevard, região nobre da cidade. O evento foi promovido pela butique Ammirati, que comercializa as duas marcas, além de outras grifes famosas do eixo Rio-São Paulo.
Sessenta clientes foram selecionadas para o desfile-almoço, com direito a conhecer a criadora das peças que lotam seus armários. Segundo a supervisora da loja, Rosana Freire, há um grupo de mulheres que frequenta a loja ao menos uma vez por semana.
"São pessoas que conhecemos as histórias, gostos e até mesmo a família. Temos mãe e filha que são clientes da loja e, como passamos a trabalhar com roupa masculina, os maridos também se tornaram frequentadores", afirmou.
Para agradar as clientes fiéis e atrair outras, a loja Maria Bonita Extra do RibeirãoShopping criou uma "tarde entre amigas". Cada vendedora escolheu uma cliente especial que, em vez de olhar a vitrine, recebeu a incumbência de montá-la. "Seis mulheres participaram, escolhendo peças que gostavam e ficaram à vontade para montar os manequins", disse a gerente, Renata Penna.
Cada convidada teve suas composições expostas por uma semana e passou uma tarde com amigas em um coquetel íntimo na loja. "A cliente nos entregou uma lista com 30 nomes, a gente fez e enviou os convites. Foi muito bom o resultado", afirmou Renata. Entre uma prova de roupa e outra, as VIP's puderam degustar chocolate e beber champagne.
A grife Le Lis Blanc, que completa em novembro um ano no RibeirãoShopping, também investe no atendimento diferenciado. "Apostamos muito no contato por telefone, em saber o estilo da mulher, reservar algumas peças específicas para a pessoa. Além disso, às vezes fazemos coquetel para mostrar algum lançamento de produtos", disse a gerente, Daniela Patrícia Manini.
Na última terça-feira, a loja, que tem outra unidade no Boulevard, mostrou às clientes a nova coleção verão em um desfile, com coquetel e DJ.
Para a gerente da Maria Bonita Extra, as lojas têm esse foco porque o mimo é necessário no mercado de Ribeirão. "Em grandes centros onde se encontram com facilidade essas marcas premium, o atendimento é outro. O contato é bem impessoal, não há envolvimento com a pessoa. Aqui é preciso atuar no pós-venda, dar consultoria de moda."
Para garantir que a cliente faça uma boa compra, Renata conta que até faz lista de vestidos de casamento. "É feita uma relação de roupas de festa para garantir que a cliente não encontre uma sósia na festa."


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