Ribeirão Preto, Domingo, 02 de Julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2000
Candidato do PT aparece em primeiro nas intenções de voto para prefeito em Ribeirão Preto, com 46%
Mesmo com reviravolta, Palocci lidera

Lucio Piton/Folha Imagem
O petista Palocci Filho (esq.), e seu vice, Gilberto Maggioni


LUÍS FERNANDO BOVO
EDITOR DA FOLHA RIBEIRÃO

Mesmo com a reviravolta no quadro sucessório em Ribeirão Preto, ocorrida nas duas últimas semanas, o deputado federal Antônio Palocci Filho (PT) consegue se manter em primeiro lugar nas intenções de voto na cidade.
Pesquisa Datafolha feita na última quinta em Ribeirão revelou que o ex-prefeito petista tem 46% das intenções de voto nos dois cenários em que ele é citado.
O Datafolha apresentou duas situações aos eleitores. Em uma, aparece o candidato do PPS, o vereador Dácio Campos -que obteve 3% das intenções de voto. No outro, ele não é citado. O parlamentar só homologou sua candidatura na noite de anteontem.
Nos dois cenários, o ex-prefeito Welson Gasparini (PTB) é o segundo colocado. Ele surge com 15% (quando o candidato do PPS concorre) e 16% das intenções.
Apesar de aparecer em segundo, Gasparini desistiu de concorrer e vai apoiar o candidato do PSDB, o deputado estadual Antonio Duarte Nogueira Júnior.
O apoio do petebista foi homologado anteontem à noite, durante a convenção do PSDB na Câmara de Ribeirão Preto.
O anúncio da desistência do ex-prefeito ocorreu depois que o Datafolha já havia registrado os questionários junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Nogueirinha, que ocupou o lugar deixado pelo prefeito Luiz Roberto Jábali (PSDB) depois que ele decidiu não disputar a reeleição, aparece com 9% -quando Campos é incluído- e 10% -sem o vereador- das intenções.
Empatado com o tucano, o vereador Antonio Carlos Morandini obtém 8% (quando o concorrente do PPS está na disputa) e 9%, segundo o Datafolha. O PFL só decidiu lançar candidato próprio na semana passada.
Os outros dois candidatos a prefeito mantêm o mesmo índice nos dois cenários propostos: José Avelino (PPB) tem 1% e Francisco Noronha (PSTU) não atingiu 1% das intenções de voto.

Pulverização
Confirmado o quadro eleitoral em Ribeirão, a maior disputa agora entre os candidatos será a fatia de eleitores que declarou votar no ex-prefeito Gasparini.
De acordo com o Datafolha, entre os eleitores que optaram por Gasparini, 54% afirmaram que estavam totalmente decididos a votar no candidato do PTB.
Outros 46% disseram que poderiam mudar de idéia e essa parcela deve ser pulverizada, segundo detectou o Datafolha.
Entre os que disseram que poderiam trocar de candidato, 24% afirmaram que, se não votassem em Gasparini, Nogueirinha teria mais chances de receber o voto.
Por outro lado, 27% declararam que Morandini teria mais possibilidade de receber os votos do petebista, enquanto outros 20% afirmaram que, caso não votassem em Gasparini, o escolhido poderia ser o petista.
Entre os eleitores de Palocci, 29% disseram que podem mudar o voto. O índice sobe para 42% entre os que dizem votar em Nogueirinha e chega a 43% entre os que escolheram Morandini.
Dos eleitores que têm candidato ou pretendem votar nulo ou em branco, 37% disseram que poderiam mudar o voto. Outros 63% afirmaram estar totalmente decididos em relação ao voto.


Próximo Texto: Pesquisa tem margem de erro de quatro pontos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.