Ribeirão Preto, Terça-feira, 02 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Abstenção atinge 23,44% em Jaboticabal

DE RIBEIRÃO PRETO

A exemplo do que aconteceu em todo o país, as dez maiores cidades da região de Ribeirão registraram abstenção maior no segundo turno da eleição presidencial.
Segundo dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e pelos cartórios eleitorais de São Carlos e Matão, 272.396 eleitores deixaram de votar anteontem.
O número de ausentes corresponde a 20,80% do eleitorado das dez cidades, que soma 1,309 milhão de votantes.
Percentualmente, a maior abstenção foi registrada em Jaboticabal, onde 23,44% dos eleitores não compareceram às urnas domingo.
Em Ribeirão, maior colégio eleitoral da região, 86.067 dos 405.927 votantes não participaram, abstenção de 21,20%. No primeiro turno, 17,52% não votaram.
Para o cientista político Maximiliano Martin Vicente, além do feriadão, o não comparecimento de um quinto dos eleitores pode ser explicado pelas campanhas que "não empolgaram".
"Os dois candidatos se apresentaram como uma continuidade do governo Lula. Nenhum deles apresentou algo realmente inovador."
Professor de realidade econômica e política da Unesp, Vicente também aponta as campanhas "niveladas por baixo", com debates sobre aborto e religiosidade, como desmotivadoras.
"Nos Estados Unidos esse tipo de discussão é recorrente, mas aqui no Brasil não pega." Segundo o cientista, o Brasil precisa repensar, agora, a obrigatoriedade do voto.
"Isso nos prende à quantidade, o que não representa conscientização", afirmou.


Texto Anterior: Dilma vence em 25 cidades da região
Próximo Texto: Foco: Cemitérios esperam receber 393 mil visitantes hoje
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.