Ribeirão Preto, Sexta-feira, 03 de Abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barbieri propõe "emenda parlamentar'

Ideia é reservar parte do Orçamento para obras indicadas por vereadores, como acontece no Congresso

DA FOLHA RIBEIRÃO

O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB), propôs aos vereadores reservar parte do Orçamento para fazer obras indicadas pelos parlamentares. A medida funcionaria como uma espécie de "emenda parlamentar", verba do Orçamento da União reservada pelo governo para obras apontadas pelos deputados. Barbieri já foi deputado federal.
A ideia foi discutida entre o prefeito e os vereadores na semana passada. O petista Carlos Nascimento criticou. "Querem reservar parte do Orçamento para indicações fisiológicas dos vereadores. Foi essa metodologia que criou os grandes vícios da política", afirmou.
Para o especialista em administração pública da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto André Costa, a proposta é perigosa. "A função de planejar e executar é do Executivo. Já no caso dos vereadores, cada um pode querer cuidar do seu quintal, e isso é um problema", afirmou.
Até o líder do governo na Câmara, Elias Chediek (PMDB), admite que a proposta é polêmica. "Por um lado, é bom, o vereador eleito pela população teria parte do Orçamento. Por outro lado, o vereador vai poder atender pouquíssimos pedidos, uns dois de cem. E os outros 98?" Questionado se votaria contra ou a favor, caso a proposta tivesse de ser votada pela Câmara, Chediek se mostrou indeciso: "A princípio, sei lá".
Nascimento disse que foi o único que se colocou contra a iniciativa no encontro.
Ouvido ontem pela Folha, o prefeito tentou minimizar a polêmica, mas deixou claro que pretende levar a proposta adiante. "Não quero discussão sobre isso. Vamos discutir novamente com os vereadores e ver o que dá. O problema é que antigamente se bagunçava muito o Orçamento e o meu ninguém vai bagunçar", disse. "O vereador que é contra é o que mais faz emendas", disse Barbieri, referindo-se a Nascimento. (GEORGE ARAVANIS e ROBERTO MADUREIRA)


Texto Anterior: Igarapava: TJ concede habeas corpus a vereador e povo protesta
Próximo Texto: Funcef anuncia investimento de até R$ 350 mi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.