Ribeirão Preto, Quarta-feira, 03 de Junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ITIRAPINA

Prefeituras assinam consórcio para despoluir represa do Broa

DA FOLHA RIBEIRÃO

O ex-prefeito de São Carlos Newton Lima e o atual, Oswaldo Barba, ambos do PT, articulam com as prefeituras de Itirapina e Brotas a formação de um consórcio público para despoluir a represa do Lobo, mais conhecida por Broa, em Itirapina.
A praia do Broa, considerada uma das maiores de água doce do interior, recebe 4.000 pessoas, em média, por final de semana.
De acordo com o ex-prefeito, a represa do Broa tem recebido esgoto das duas penitenciárias de Itirapina, além de esgoto doméstico despejado pelas casas nos ranchos do entorno.
Em visita à represa, em março do ano passado, o próprio secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, afirmou que, apesar de ainda viável para o banho, a qualidade da represa está ameaçada por lançamentos de esgoto e assoreamento do seu leito, provocados pelo desmatamento de alguns trechos. A represa possui 650 m de comprimento e 230 m de largura.
No sábado, os prefeitos das três cidades devem assinar a criação do consórcio intermunicipal, possível com base em um decreto de 2007, que prevê aporte de recursos.
Procurada, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, responsável pelos presídios de Itirapina, não se manifestou.


Texto Anterior: Foco: Consumo exagerado faz aquífero perder 60 m em 30 anos, diz mapeamento
Próximo Texto: Temperatura chega a 9,6C, a mais baixa do ano em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.