Ribeirão Preto, Domingo, 03 de Julho de 2011

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OUTRO LADO

Malha viária é muito extensa, afirma DER

DE RIBEIRÃO PRETO

A extensa malha viária sob controle do governo do Estado é uma das razões apontadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para as críticas recebidas sobre rodovias em más condições no interior de São Paulo.
As principais vias, porém, devem passar por significativas melhoras nos próximos quatro anos. A promessa é do superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni.
"O Estado tem pouca rodovia federal e temos uma malha estadual muito grande, duas vezes e meia maior do que a que está com as concessionárias", disse ele.
Pelissioni afirmou ainda que o baixo movimento registrado nas rodovias criticadas impede que elas sejam duplicadas.
É necessário existir um fluxo diário de, no mínimo, 8.000 veículos no trecho para duplicação.

"ALTO INVESTIMENTO"
De acordo com o superintendente, o governo pretende fazer um "alto investimento", priorizando a rodovia pelo fluxo diário, as condições atuais do pavimento e a quantidade de acidentes.
A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) deve investir neste ano R$ 1,6 bilhão em duplicações e melhorias nas rodovias estaduais, além de R$ 400 milhões em apoio para recuperar as vicinais.
Para o ano que vem, a previsão é que o orçamento para melhorias suba para ao menos R$ 2 bilhões.
Em relação aos trechos não pedagiados que são alvo de críticas, Pelissioni apontou projetos para serem executados a partir de 2012.
São ações nas rodovias Candido Portinari, Washington Luis, SP-255 e Brigadeiro Faria Lima -como a duplicação de cinco quilômetros e a recuperação de outros 33 quilômetros.
Para outras, como a Raposo Tavares, porém, ainda não há projeto. "É um trecho muito grande", afirmou o superintendente do DER.


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